Calendário de Eventos

Eventos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Na imagem, crianças brincando no Centro Esportivo.


EVENTOS 2023♦


Programa Ruas de Lazer


O Programa Ruas de Lazer é uma política de lazer da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) iniciada na década de 70 e que oferece à população a oportunidade de organização, execução e desfrute do espaço público para a prática de esporte e lazer nas ruas da cidade de São Paulo, transformando em ambientes de convivência e estimulando a apropriação dos espaços públicos a partir da iniciativa dos munícipes. Além das atividades, o programa garante a preservação de iniciativas populares, de natureza física e esportiva, como fator de identidade cultural da comunidade, espaços para a expressão dessas manifestações culturais da população paulistana e a organização popular no planejamento e gerenciamento das atividades dessas ruas. São os próprios moradores que se organizam juntos aos órgãos públicos para providenciar o fechamento das ruas. O programa acontece aos domingos e feriados, das 10 às 16hs.

Data da realização do evento: 
A definir



PEMA

O Programa Esporte e Meio Ambiente (PEMA), que integra um conjunto de programas da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer desde 2005, tem como objetivo, associar ao esporte, a realização de ações efetivas que visam à preservação do meio ambiente. O PEMA continua existindo e os indicadores de eventos e atendimentos realizados em seu âmbito serão computados para a plataforma cidades sustentáveis, relacionadas ao Grupo de Trabalho Intersecretarial dos ODS no município.

Data da realização do evento: A definir



Jogos da Cidade de São Paulo 2023


Escopo dos campeonatos será Futebol de Campo masculino adulto (amador). Para além do campeonato de futebol de campo serão feitos festivais (campeonato de curta duração, de caráter pontual). As modalidades serão bocha, capoeira, xadrez, vôlei de areia e tênis de campo.

Data da realização do evento: A definir



Jogos Municipais do Idoso (JOMI) - 2023

Os Jogos da Melhor Idade têm por objetivo valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social dos idosos.

Data da realização do evento: A definir



Taça Cidade de São Paulo


Taça Cidade de São Paulo de futebol é uma competição não profissional, destinada ao esporte de Base, gratuita, com caráter educativo e formativo. Ela tem como objetivo divulgar e fomentar a prática do futebol entre os jovens e adolescentes, com o intuito de conduzir o esporte a um processo formativo e de inclusão social, criando oportunidades de revelar novos valores, a fim de contribuir incisivamente para a aquisição, promoção e a manutenção da saúde; com ênfase em questões socioambientais, busca-se meios para alcançar fundamentalmente as hastes que do respeito e na promoção da natureza.

Data da realização do evento: A definir



Vem Dançar


Promover políticas públicas para atendimento do público da terceira idade, por meio da dança (e outros eventos dançantes, como aulas e bailes). O programa Vem Dançar faz parte das Políticas Públicas para o envelhecimento da SEME. Os Bailes são realizados para as pessoas idosas de forma presencial nos Centros Esportivos da SEME e também nos Salões Sociais de Clubes como: Juventus, Espéria e Corinthians entre outros.

Data da realização do evento:  A definir



Clube Escola

O Programa Clube Escola em suas unidades, de acordo com a natureza e a capacidade de cada equipamento, visando ampliar a oferta de oportunidades ao munícipe para participar de atividades esportivas, recreativas e de lazer, consubstanciadas em ações específicas direcionadas a facilitar a inclusão socioeducativa, promover a saúde e a qualidade de vida, contribuir para o desenvolvimento local (IDH), fomentar a prática esportiva, aprimorar a integração entre as diversas faixas etárias, descobrir novos talentos, além de possibilitar a reconstrução dos vínculos familiares e comunitários, com o envolvimento da família nesse processo.

Data da realização do evento: A definir




PIB 3X3


A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), em parceria com a Federação Paulista de Baquete (FPB), busca oferecer mais uma oportunidade de prática esportiva na cidade e, sobretudo, contribuir diretamente no fomento do esporte e formação de profissionais de uma nova modalidade olímpica. Centros Esportivos: sete pólos (Ibirapuera, Vila Maria, São Mateus, Santo Amaro, Tietê, Jabaquara e Casa Verde).

Data da realização do evento: A definir



Bosque da Fama


O Bosque da Fama é um espaço de integração entre o esporte, a história e a conscientização ecológica. Os grandes feitos dos maiores esportistas do Estado de São Paulo são perpetuados através de uma iniciativa que estimula a preservação das espécies nativas da flora brasileira e resgata a memória do esporte paulista.

Data da realização do evento: A definir



Circuito Esportivo

Circuito Esportivo é um campeonato desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Cidade de São Paulo que oferece um intercâmbio sócio desportivo para contemplar as modalidades Esportivas do Programa Clube Escola e do Município em geral, com o intuito de buscar a promoção e integração da criança e do adolescente, ampliando suas oportunidades através do esporte, revelando novos valores e incentivando todos os participantes ao seu progresso na modalidade esportiva praticada.

Data da realização do evento: A definir



Circuito Popular de Corridas de Rua


Uma das principais metas da SEME no quadriênio 2021/2024 é tornar as corridas de rua mais acessíveis à população. O objetivo é que os paulistanos, principalmente os que moram nas regiões mais afastadas do centro, tenham a oportunidade de participar de corridas organizadas profissionalmente sem o pagamento de taxas de inscrição.

Data da realização do evento: A definir



Festivais de Ginástica Artística


Os Festivais/Campeonatos de Ginástica Artística tem como objetivo promover a vivencia prática esportiva através da introdução de professores, técnicos e alunos ao ambiente competitivo de forma gradativa, oferecendo suporte de infraestrutura e técnico para realização destes Eventos com apoio dos Analistas de Esporte da SEME que tem envolvimento com a modalidade.

Data da realização do evento: A definir



Jogos Escolares Centro Esportivo Vila Guarani


Os Jogos Escolares do Centro Esportivo (CE) Vila Guarani têm como objetivo efetivar a política pública de Esportes e Lazer da cidade transformando o clube em extensão das escolas. São 12 modalidades esportivas coletivas e individuais e também apresentações de dança. Cerca de dois mil estudantes de 20 escolas participam dos Jogos. O Joga São Paulo irá abranger todos os campeonatos realizados pela SEME e também em parcerias com as demais entidades esportivas. Fazem parte a Taça Cidade de São Paulo, Jogos da Cidade, Circuito Esportivo. Apenas dessas três competições participam 55 mil pessoas.

Data da realização do evento: A definir



Move SEME / Sampa em Movimento / Programa Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida


Fundamentado na visão ampliada do conceito de saúde, seus determinantes e sua influência nas diferentes dimensões da qualidade de vida relacionada à saúde, o programa tem como ponto de partida a implementação de projetos, políticas públicas saudáveis e a produção de conhecimento técnico- científico relacionado à atividade física na promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar nos diferentes segmentos etários dos munícipes da cidade de São Paulo. Fazem parte das temáticas do programa a atividade física, o exercício físico, a avaliação da aptidão física relacionada à saúde, as práticas integrativas e complementares, o envelhecimento, a qualidade de vida, o bem-estar, a produção do cuidado e do modo de vida saudável e a educação em saúde.

Data da realização do evento: A definir



Programa Ruas Abertas

O Programa Ruas Abertas conta com 12 ruas e funciona aos domingos e feriados das 10h ás 16h, com exceções da Avenida Paulista, que funciona das 10h ás 18h e a Avenida Sumaré que tem funcionamento das 07h ás 14h. Durante esse horário, as ruas são interditadas para o trânsito de automóveis e liberadas para os moradores das imediações para prática de esportes, caminhadas e atividades de lazer.

Data da realização do evento: A definir



Virando o Jogo

O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e parceiros intersecretariais, como a Guarda Civil Metropolitana, as Prefeituras Regionais, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e a Secretaria de Habitação, que buscam juntos alcançar pessoas em situação de vulnerabilidade social. O intuito é “garantir o acesso ao esporte e lazer como um poderoso instrumento de inclusão e transformação social, buscando o desenvolvimento integral do indivíduo e sua formação educacional”. Crianças e adolescentes entre 03 e 13 anos podem participar da programação que conta com basquete, futebol, tênis de mesa, atividades recreativas e psicomotricidade (integração de funções motoras e psíquicas).

Data da realização do evento: A definir



São Paulo + Ativa


Programa cujo objetivo é oferecer à população atividades físicas, esportes focados na iniciação esportiva de forma disseminada aos munícipes da Cidade de São Paulo, durante o ano de 2022. Serão divididos em três lotes de atividades, que são Artes Marciais (karatê, Judô e Taekwondo), Coletivas (futebol masculino e feminino) e Radicais (Skate e Patinação).

Data da realização do evento: A definir



Virada Esportiva 2023

A 16º Edição da Virada Esportiva, evento que consiste no auge da celebração do fenômeno esportivo na cidade de São Paulo, o qual visa oferecer à população programação de atividades esportivas, lúdicas, recreativas e radicais durante todo um final de semana, em diversos pontos da cidade de São Paulo, oportunizando o despertar da necessidade da prática regular e orientada da atividade física e contribuindo para a apropriação dos espaços públicos para a prática esportiva e de lazer. Visa oferecer à população programação de eventos prioritariamente participativos de atividades esportivas, radicais, recreativas, lúdicas e de lazer em diversos pontos da cidade de São Paulo. O evento busca proporcionar experiências através da prática das modalidades de forma participativa e inclusiva.

Data da realização do evento: A definir

 

OBS: Programação sujeita a alteração