Esquenta Olímpico: Marta Sobral

Atleta foi um dos destaques da geração de ouro do basquete feminino

Na imagem, arte da série de textos chamado "Esquenta Olímpico". A ex-atleta de basquete, Marta Sobral é uma das homenageadas.

Nascida em 1964, a atleta foi figura carimbada no esporte nacional nos anos 90 e 2000. Criada em uma família com oito irmãos esportistas, foi com eles que Marta se familiarizou com o basquete. Aos 13 anos e medindo 1,90m, chamou a atenção de diversos clubes e integrou a equipe do Hebraica.

Seu primeiro título internacional veio em 1981, quando integrou a seleção juvenil. Depois, já consolidada, foi bronze nos Jogos Pan-Americanos de Caracas e em 1991 conseguiu o ouro em Havana. Ainda conquistou títulos sul-americanos em 1981, 1986, 1993 e 1995.

Nas Olímpiadas, chegou a final em Atlanta e enfrentou os Estados Unidos. Mesmo com a derrota, a equipe se mostrou uma das mais marcantes da história do esporte no Brasil. Mais tarde, em 2000, Marta e sua equipe conseguiram chegar ao Bronze, após vencer a Coreia do Sul.

Ainda por clubes, a atleta foi campeã nacional em 1998 e tricampeã da Taça Brasil. Além do sucesso nacional, alçou voos para os Estados Unidos e integrou o Philadelphia Rage. No fim de sua carreira, chegou ao Clube de Desportos de Maxaquene, de Moçambique.

Fora das quadras, a pivô fez questão de levar pautas importantes aos holofotes. Se tornou embaixadora da CUFA (Central Única das Favelas) e teve papel importante em projetos desenvolvidos.


Texto: Pedro Damiati | pedrodamiati@prefeitura.sp.gov.br
Arte: Thiago Carneiro | tbcarneiro@prefeitura.sp.gov.br