A importância do esporte para todas as idades

Se exercitar faz bem para o corpo, para a mente, ajuda na disciplina, aumenta a autoconfiança, além de melhorar a concentração

Na imagem, banner da importância do esporte para todas as idades.

A prática de uma atividade esportiva é de extrema ajuda independente da faixa etária do praticante, auxiliando de maneira direta e positiva, como por exemplo: melhora nosso ânimo e capacidade cognitiva, proporciona mais disposição, libera hormônios importantes para o organismo e coopera na melhora do sono.

Além da saúde física, a prática de atividades ajuda também na saúde mental e na autoestima, estimulando a produção de endorfina causadoras do bom humor, alivia o nervosismo, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, desenvolvendo raciocínio e memória. O momento da prática auxilia também na interação e socialização com outras pessoas.

Na imagem, municipes na piscina

A importância da prática esportiva começa desde a infância, possibilitando que as mesmas experimentem trabalho em equipe, exercitem a disciplina e o senso de responsabilidade, tenham controle emocional, sejam mais criativos e sociais. A constância da atividade na idade das crianças faz com que elas se tornem adultos ativos no futuro.

Na imagem, atleta de ginástica artística treinando nas instalações do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa.

Segundo o Dr. Héldio Fortunato, multicampeão como médico do São Paulo Futebol Clube e atualmente médico do esporte da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo (SEME), “A criança por si só já se movimenta, já faz atividade, o que precisa é ver o perigo que ela está correndo ao fazê-lo, é necessário policiamento, sempre com supervisão de adultos.” e complementa dizendo, “a criança deve fazer atividade física, e quando orientada, dentro de condições seguras para a prática.”

Na terceira idade ter uma rotina ativa também só trás benefícios, ajuda a ocupar a sensação de ociosidade e se manter disposto, alcançando também potencial redução de AVC, melhora da oxigenação sanguínea e minimização da perda de memória. “A atividade física para o idoso deve se ver o tipo de atividade, a quantidade e a intensidade. Busque orientação, comece com atividades pequenas, por exemplo, caminhadas, tentando sempre fugir do horário onde a sobrecarga é maior, então começo de manhã ou final de tarde. Hoje sabemos que a primeira fraqueza do idoso é a muscular, por isso tem que fazer exercícios de resistência, tonificar a musculatura, para auxiliar até mesmo nas atividades domésticas.” explica o doutor.

Na imagem, idoso se exercitando nas instalações do CE Jardim SP

A SEME oferece atividades físicas e de lazer de forma gratuita para a população nos Centros Esportivos espalhados pela capital. Para participar, basta fazer a carteirinha que pode ser solicitada de forma online ou presencial. Entre em contato com o Centro Esportivo de sua preferência (pelo telefone ou procure a administração/coordenação do equipamento no local) para mais informações.


Texto:
Laura Bressan | laurabressan@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Isabella Francischini | isafrancischini@prefeitura.sp.gov.br
Design: Laura Alves | lauraferreira@prefeitura.sp.gov.br