Do campo no matagal a exemplo de infraestrutura: O CDC Trinta e Um de Março mostra qualidade e renovação

Fundado em 1974, o Clube hoje conta com atividades diárias para a comunidade

Um campo de terra, rodeado de matagal e com um rio próximo. Casas ao redor ajudavam a compor a paisagem, dessas que podem ser a imagem típica de uma cidade rural. Contudo, foi nessa estrutura que o CDC Trinta e Um de Março foi fundado em 1974. Atualmente, quatro equipes se juntam para administrar o Clube: o XXV de Agosto FC, Bola de Ouro FC, XI Canarinhos FC e Portela FC, o último a entrar, 22 anos depois da fundação.

“O CDC antes era mal cuidado, a maioria das atividades aconteciam apenas no único campo que nós tínhamos. Era tudo muito precário”, explica José Carlos Nogueira, atual presidente do clube.

Entretanto o ano de 1996 foi o divisor de águas para que o Trinta e Um de Março surgisse como um exemplo de administração e centro de atividades para a comunidade da Freguesia do Ó. Uma nova diretoria foi eleita, trazendo com ela ideias e parcerias, e fez com que o CDC tivesse um “renascimento”, como eles mesmos gostam de falar.

Depois de 22 anos de sua criação, o clube começou a aprimorar o seu espaço. Duas quadras de society foram construídas, além da manutenção do campo, que agora possui até iluminação. Parcerias com a própria Secretaria Municipal de Esporte ajudaram o CDC a realizar atividades tanto para a terceira idade, quanto para as crianças da comunidade. Os idosos têm a oportunidade de realizar aulas de ginástica, enquanto que os pequenos treinam nas escolinhas de futebol do clube. São mais de 500 usuários semanais que usufruem de toda a área e podem considerar o CDC uma conquista para toda a comunidade.

Segundo Cláudio Poleto, popularmente conhecido como “Feio”, frequentador do espaço há 40 anos e zelador há dez, o clube ainda promove festivais internos constantemente, o que atrai a população local para as atividades. “Na minha época, quando pequeno, jogávamos apenas bola no campo, que chamávamos de ‘Beira-Rio’, devido ao córrego que tinha ali perto”, lembra Cláudio.

Um das metas futuras do CDC, que tem administração autônoma, é a captação de recursos para completar as reformas dos vestiários e implementar grama sintética no campo. Desse modo, o Trinta e Um de Março seguirá sendo exemplo de boa administração para que toda as pessoas da região possam desfrutar de um ambiente esportivo e de lazer.

 

Texto:
Leandro Carrasco - lcarrasco@prefeitura.sp.gov.br

Foto:
Divulgação

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!