Expo Esporte 2012 aborda temas da Copa e Jogos Olímpicos no Brasil

Vários assuntos sobre questões de gestões esportivas vão estar presentes nesses 3 dias de conferência

Dia 21,22 e 23 de novembro a Expo Esporte 2012 reúne uma série de palestras sobre projetos estruturais voltados à Copa de 2014, estratégias de marketing esportivo, preparação de mão de obra qualificada para a nova cultura esportiva no Brasil e diversos outros temas vão estar presentes nesses três dias de evento.

 A conferência será realizada na Expo Center Norte, e tem como objetivo mostrar sobre os investimentos em campos esportivos públicos e áreas destinadas ao lazer em conseqüência da Copa de 2014 e os jogos Olímpicos de 2016.

 Alguns temas vão discorrer sobre estratégias para receber esses dois grandes jogos na cidade de São Paulo. Façam as inscrições junto ao site:

 http://www.proevento.com.br/realalliance/relatorio/programaprodutos_lista.asp?cod_Evento=104

 Confira alguns dos destaques:

 Dia 21 de novembro

13h30 – 18h30: 1º Seminário sobre Cidades Inteligentes

· Panorama de Cidades Inteligentes no Brasil, Secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana Julio Eduardo dos Santos (à confirmar)

· Rio de Janeiro - Cidade Inteligente
- Eduardo Paes – Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro (à confirmar)
- Franklin Dias Coelho, Secretário Especial de Ciência e Tecnologia da Cidade de Rio de Janeiro

· Conceito de Cidades Inteligentes, Débora Linhares, BDE - Smarter Cities – IBM

· Case COR - Centro de Operações do Rio de Janeiro, Alexandre Goldfeld Cardeman - Assessor Especial, responsável pela área de TI do Centro de Operações.

· Planejamento Urbano, Adriana Figueiredo, LEED GA, Coordenadora de Arquitetura / Sustentabilidade, AECOM Planejamento, Design e Desenvolvimento

· Mobilidade + Negócios, Frederico Hohagen, Diretor Comercial, Maplink/Apontador

· Eficiência Energética, ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica

Moderador: Eros Augusto de Brito, Diretor de Engenharia, Akiyama

Entrada Livre com Cadastro - Devido ter atingido a capacidade máxima de público, sua inscrição entrará em lista de espera. 


16h30 – 18h30: Ciclo de Palestras FIEP

Como Selecionar Novos Jogadores nas Escolinhas de Futebol, Sindicato dos Treinadores

· Prof. Hélio José Maffia

· Prof. José de Souza Teixeira

Entrada Livre com Cadastro

 

Dia 22 de novembro

10h00 – 12h00: Ciclo de Palestras FIEP

· A importância do Programa de Aprendizagem na Preparação de Mão de Obra para Apoio ao Esporte, Prof Reginaldo Teixeira Rosa - Sindi-Clube

Com a ampla divulgação do esporte por conta dos grandes eventos a serem realizados no Brasil , certamente haverá um acentuado crescimento na cultura esportiva do país , por consequência as pessoas procurarão atividades ligadas à saúde e qualidade de vida , sendo este o maior legado para a população; esse movimento vai gerar uma demanda de praticantes em várias atividades físicas e esportivas. Enquanto muitos se preocupam com os atletas, técnicos, árbitros, equipamentos e espaços esportivos , os clubes e academias devem se ater a como atender esta demanda , e um dos fatores que vai impactar é a falta de mão de obra para a montagem, manutenção, preparação e reparos dos equipamentos esportivos , preocupados com isso e com a formação de jovens aprendizes desenvolvemos o o curso “ aprendiz em atividades esportivas” através do Programa Sindi-Clube Aprendiz , nossa palestra vai falar deste movimento e mostrar como o Programa pode ajudar as entidades a cumprirem a lei de aprendizagem, 10.097/2000 e terem em seus quadros pessoas preparadas para darem apoio às atividades esportivas e de lazer.

Entrada Livre com Cadastro

12h30 – 18h00: Sports Business Conference (Sala 2)
ABRIESP

· ABERTURA SOLENE

· Introdução das Camaras de Infraestrutura, Máquinas e equipamentos sobre a entidade e vantagem dos associados, Catarina e Vps da Abriesp

· Potencial de compra dos clubes através da CBC e Fenaclubes, utilizando os recursos das loterias e verbas para preparação do atleta olímpico, Arialdo Boscolo(CBC) e Rodrigo Macedo (Multiclubes)

· Apresentação do potencial de aquisição do setor público na formação do atleta olímpico com chamada de preços, Sergio Schildt (Abriesp), Ricardo Leyser (Secr. Alto Rendimento), André Brandão (FGV)

· Envolvimento do prestador de serviços nos Mega Eventos, Paulo Lofreta (Cebrasse), Mauricio Fernandez (Abriesp), Deputado Laercio Oliveira

· Oportunidades para MPE com a Copa de 2014, José Bento – Desie/Sebrae

· O potencial de compra pelo Governo Federal, Estado e Município para Indústria na formação de atletas, Selj, FENEP, Min. Esportes, Cebrasse, Abriesp.

 

13h30 – 15h30: O Enfoque da Sustentabilidade no Planejamento Urbano, Mobiliário, Energia
Instituto Biosfera

O tema gestão sustentável será abordado de tal forma que os diversos setores produtivos (Privado, Público e Terceiro Setor), entendam que a interação entre eles com a adoção de políticas produtivas que adotem padrões de sustentabilidade faz com que os resultados causem impactos positivos para a sociedade como um todo, para seus colaboradores e para melhorias ambientais.

· Economista Arthur Galhano, Diretor do instituto Ambiental Biosfera; Empresário e Consultor em Gestão Pública

Entrada Livre com Cadastro

 

Dia 23 de novembro

16h30 – 18h30: Mobilidade Urbana, Segurança e Grandes Eventos
DIGICON

· As Atribuições e Funcionamento da Comissão Especial de Aquisições e Contratações para Grandes Eventos do Ministério da Justiça
A apresentação tratará sobre a motivação da criação da Comissão Especial de Aquisições e Contratações para Grandes Eventos (CEGE) como instrumento de transparência do Ministério da Justiça. A CEGE foi criada especialmente para ouvir as empresas interessadas em apresentar soluções, equipamentos e serviços para a segurança dos grandes eventos e projetos especiais do Ministério. Será demonstrada sua composição interministerial, bem como a forma de atuação, tanto com a publicação de editais de chamamento público com os itens inicialmente previstos para a aquisição pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, como a possibilidade de apresentação de produtos novos para avaliação dos técnicos de todos os órgãos que compõem o Ministério da Justiça e os demais ministérios que compõem a comissão. Abordará ainda, cada um dos editais e como se dá o processo de participação das empresas.
Fernanda Amorim Sanna, Assessora Especial do Ministro da Justiça e Presidente da Comissão Especial de Aquisições e Contratações para Grandes Eventos. Especialista em Direito Público e graduada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Foi sócia do escritório Araújo e Sanna Advogados Associados, chefe de gabinete da Secretaria de Assuntos Jurídicos da prefeitura de Osasco/SP e assessora jurídica na Secretaria de Assuntos Jurídicos e Cidadania na prefeitura de Campinas/SP. Coordenadora Jurídica da campanha das candidatas a prefeitura nas cidades de Ilhabela/SP, Santos/SP e do candidato a governador do Estado de São Paulo em 2010. Membro das comissões de Direito Administrativo e Eleitoral da OAB/SP de 2008 a 2010.

· Aplicação da Tecnologia na Mobilidade Urbana, Hélgio Trindade Filho – Gerente de Produtos da Digicon

· Tecnologia na Gestão de Estacionamento Rotativo Público / Zona Azul Eletrônica, Adélcio Antonini – Presidente da ABRAERP (Associação das Operadores de Estacionamentos Rotativos Públicos) e Diretor da ABRAPARK

· Tecnologia na Gestão do Trânsito em São José dos Campos, Paulo Guimarães – Diretor de Trânsito da Prefeitura de São José dos Campos – SP

· Tecnologia na Gestão do Trânsito em Piracicaba – SP, Paulo Prates – Secretário de Transportes de Piracicaba – SP

· Controle de Acesso em Grandes Eventos
1. Apresentação
2. Ciclo do Futebol Brasileiro
3. Plataforma de venda de Tickets
4. Hospitalidade
5. Cases
6. Números e Inteligência da Operação
7. Agradecimento
João Luiz Diniz – Gerente de Produtos - Digicon
Douglas Webler – Diretor de Operações da Geo/Outplan

Entrada Livre com Cadastro


16h30 – 18h30: O Estágio nas Academias
CONFEF / CREF-SP

· Prof. Vlademir Fernandes, Vice Presidente do CREF4/SP

O tema tratará das duas formações hoje existentes no mercado de trabalho da Educação Física,a Licenciatura e o Bacharelado, de que forma os estágios devem ocorrer nesta duas formações e de como isto interfere no mercado de trabalho de clubes, academias e afins.

Entrada Livre com Cadastro 

Serviço:

 Expo Center Norte
Pavilhão Azul
Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme
CEP: 02055-000 - São Paulo - SP

Texto:
Thiago Moraes - thimoraes@prefeitura.sp.gov.br