Promessas de Campo Grande apostam no Centro Olímpico

Os irmãos gêmeos Markos e Matheus trocaram Campo Grande por São Paulo para realizar o sonho de jogar vôlei no Centro Olímpico

Seguindo a mesma ideia de selecionar dois atletas para a série Pratas da Casa, os escolhidos da semana são Markos e Matheus Monteiro. Os gêmeos de 17 anos que treinam a pouco menos de um ano no Centro Olímpico, vieram do Mato Grosso do Sul apenas para jogar vôlei. Trocaram de escola, se afastaram dos amigos e dos pais em busca da conquista do sonho Olímpico. “Estávamos procurando na internet peneiras abertas, aí vimos no site da confederação que o Centro Olímpico estava selecionando atletas” explica Markos.

Os jovens atletas, que moram com mais dois irmãos aqui em São Paulo, veem a mudança de Estado de maneiras diferentes. Markos, por exemplo, tem muita dificuldade com o ar de São Paulo que o faz ficar frequentemente doente. Para Matheus já foi bem diferente. “Foi bem fácil, acho que já vim preparado para isso”.

Quem vê a alegria dos dois por estarem em São Paulo, lutando por seus sonhos, pensa que tomar a decisão foi fácil, mas Markos conta que eles tiveram que pensar muito até tomar alguma decisão, deixar tudo que eles conheciam para trás era um passo muito grande. O assunto foi discutido pela família, mas a decisão final foi dos gêmeos. “Foi bem difícil, a gente pensava bastante no caso se não desse certo. É como se fosse uma chance única”. Mas os sorrisos dos dois mostram que agora eles têm certeza que foi a melhor decisão.

Mesmo com a certeza de ter nascido para jogar vôlei, os gêmeos passaram por algumas dificuldades com os treinamentos de vôlei como conta Matheus “O que eu tive mais dificuldade foi com físico” ,já para Markos lidar com o psicológico e com a pressão foi bem difícil no começo, o nervosismo antes dos campeonatos e de se responsabilizar por um grupo foi cedendo após o acompanhamento dos profissionais do Centro Olímpico.

O vôlei está sempre em primeiro lugar para eles “Quando eu arranjar uma namorada ela vai ter que se acostumar, afinal, o Vôlei é tudo pra mim. Ou ela entende que treino todos os dias e as vezes não poderei sair por causa dos jogos ou não terá espaço para ela”.

Matheus e Markos estão construindo uma nova vida em São Paulo, têm seus amigos, a escola, a carreira que eles querem seguir e até alguém que faça o papel dos pais. “Meu irmão de 23 anos tem um sentimento mais paternal, agora o mais velho já deixa a gente se virar”. Matheus adorou a mudança, agora com algumas regalias a mais, ele tem mais tempo para descansar e se dedicar aos treinos. “Eu acordava às 04h30min para ir à escola e depois aos treinos, agora posso acordar duas horas a mais, é bem melhor” revela.

Os gêmeos se sentem muito motivados com o fato de um ex-aluno do Centro olímpico ter jogado nas Olimpíadas de Londres. “O fato de o Wallace ter sido aluno do Centro olímpico é um grande incentivo pra todos nós. Fiquei muito animado quando eu soube. Quando o atleta está na seleção significa que ele é muito bom e todos que fizeram parte da formação o atleta fez um excelente trabalho. Acho que todos devem ter orgulho de ter passado pelo Centro Olímpico” relata Matheus que se mostra cada vez mais motivado a se esforçar e um dia jogar nas Olimpíadas.

Os irmãos não se importam quando alguém acaba se confundindo e trocando os nomes. “Estamos bem acostumados com isso, às vezes me disfarço de Markos” revela Matheus. Os gêmeos contam que só são parecidos em duas coisas: Aparência e o gosto pelo Vôlei. Markos gosta mais de sair com os amigos, Matheus já prefere mais ficar em casa. No começo da entrevista foi um pouco confuso, era necessário perguntar várias vezes para confirmar se era o Markos ou Matheus. Mas depois de algum tempo não tem erro, aquelas pessoas que no começo era tão parecidas se tornam completamente diferentes, cada um com o seu carisma, seu jeito e até mesmo fisionomia.

Texto:
Renata Simond - rsimond@prefeitura.sp.gov.br
Fotos:
Leandro Carrasco - lcarrasco@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!