Centro Olímpico, uma fábrica de atletas na capital paulista

Conheça os atletas com ligação direta e indireta que foram a Londres disputar os Jogos Olímpicos

 Trinta e oito, esse é o número de atletas, técnicos e médicos com ligação direta ou indireta com o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), que participaram dos jogos Olímpicos em Londres, realizado entre os dias 27 de julho e 12 de agosto.

As jogadoras do time feminino do COTP, Rosana, Maurine e Érika integraram a seleção feminina de futebol que disputaram os jogos olímpicos.

Os técnicos de atletismo do COTP Victor Fernandes e Pedro Atílio também tiveram participação. Victor atuou na comissão técnica nas modalidades 100 e 200m rasos e no revezamento 4x100 tanto masculino e feminino e Pedro Atílio no dardo feminino.

Os médicos do Centro de Excelência em Medicina Esportiva, que está localizado nas instalações do Centro Olímpico são médicos do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e também foram a Londres, atender os atletas brasileiros.

Roseli Feitosa, do boxe, Maria Portela do judô e Wallace Leandro do vôlei foram atletas que tiveram passagem pelo Centro Olímpico. Antes de jogar profissionalmente, Wallace iniciou seus treinamentos nas quadras de vôlei do COTP, mesmo sendo uma revelação, o ponta ajudou a equipe na conquista da medalha de prata.

O pró 16 é uma equipe formada por César Cielo, que reúne grandes nadadores brasileiros para treinarem com a meta de atingir o ouro em 2016, no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, os atletas utilizam a piscina do Centro Olímpico para realizar os treinamentos, que inclusive foi elogiada por Cielo. Thiago Pereira, Leonardo de Deus, Nicholas Santos, Nicolas Oliveira, Tales Cerdeira, Henrique Barbosa e César Cielo foram os nadadores que representaram o Brasil.

A pista de atletismo Adhemar Ferreira da Silva, que faz parte do complexo do COTP e é certificada pela Federação Internacional de Atletismo como classe um, é o local de treinamento de vários atletas de diversas entidades que foram aos Jogos, como: Ana Cláudia Lemos, Vanda Gomes, Laila Ferrer, Nilson André e Sandro Viana.

Um dos destaques nas Olimpíadas de Londres, o boxe conquistou a inédita medalha de prata com Esquiva Falcão e o bronze na estreante categoria feminina, com Adriana Araujo. Os atletas de boxe treinam no Clube Escola Santo Amaro, da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, junto com o técnico Cláudio Aires. No feminino foram a Londres as pugilistas Érica Matos, Adriana Araujo e Rosely Feitosa. No masculino integraram a equipe Julião Neto, Robemilton de Jesus, Robson Conceição, Everton Lopes, Mayki Carvalho, Esquiva Falcão e Yamaguchi Falcão.

Dos atletas paralímpicos que tiveram participação em Londres, o nadador André Brasil, que conquistou três ouros e duas pratas e o maratonista Ozivan Bonfim, também já utilizaram as dependências do Centro Olímpico.

Fundado em 1976 com a intenção de formar atletas de alto rendimento, o Centro Olímpico conta hoje com 1500 atletas que treinam em dez modalidades diferentes: atletismo, basquete feminino, boxe, ginástica artística, handebol feminino, vôlei, futebol feminino, luta Olímpica, judô e natação.

O Centro Olímpico está localizado na Av. Ibirapuera, 1315, Moema, Zona Sul da cidade. Para maiores informações ligue 3396 6452.

Texto:
Rafael Silva - raaugusto@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!