Matheus de Almeida conquista as quadras de vôlei do Centro Olímpico

 O atleta escolhido para a série Pratas da Casa desta semana é o Matheus de Almeida, aluno de vôlei do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa. Com apenas 16 anos, medindo 1,93m e treinando há três anos no COTP, Matheus já conquistou seis medalhas de Ouro em campeonatos da modalidade.

A rotina depois que iniciou os treinos no Centro Olímpico não tem sido nada fácil para o atleta. Matheus, que mora em Barueri, acorda cedo para ir a escola e depois aos treinos. “Chego em casa muito tarde”, conta o atleta. Matheus tem um dia de folga por semana e treina cerca de duas horas por dia. Por conta da rotina de treinos, Matheus comenta que tem o apoio da família para ir bem na escola. "Não é simples conciliar o esporte com os estudos. Por isso preciso controlar bem os meus horários", garante.

Matheus de Almeida afirma que tem que abrir mão de muitas coisas para conseguir sucesso na carreira. Além de abdicar dos doces e guloseimas, os passeios com amigos e com a família não acontecem com frequência. “Passo a maior parte do dia treinando e por isso não tenho muitas horas de lazer com a família e os amigos. Eles geralmente entendem, mas às vezes ficam chateados quando não posso aceitar os convites", explica.

Apaixonado pela modalidade, Matheus entende que precisa dos treinamentos para aperfeiçoar os fundamentos do vôlei. "Estou cada vez mais confiante e disciplinado, além de não ter mais medo de fazer o que estou aprendendo".

Tanta dedicação aos treinos causa desconforto para as costas do atleta “É bem difícil, às vezes eu forço muito e fico com dores nas costas”, comenta. As dores são minimizadas com o suporte do departamento médico do Centro Olímpico. “Os médicos e fisioterapeutas dão total suporte para gratuitamente para evitar sérios danos a coluna”.

O jogador explica que um ambiente tranquilo é essencial para os bons resultados. "Meu rendimento caía quando meus pais brigavam, por exemplo. Essa fase passou e agora estou evoluindo diariamente", garante. 

O ex-jogador da Seleção de Vôlei, Murilo, é a inspiração do atleta prodígio do COTP. Atualmente Matheus participa do Campeonato Metropolitano e sonha em ir cada vez longe. "Vou me dedicar muito para conquistar uma medalha". Matheus de Almeida finaliza dando uma dica para quem sonha em ser um atleta e conquistar muitos títulos: “É importante que as pessoas não desistam dos seus sonhos, se tiver que passar por dificuldades, passe! Sempre de cabeça erguida!”.


Texto e foto:
Renata Simond - rsimond@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing