Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa recebe a abertura da FIBA 3x3 World Tour

Neste final de semana, equipes de vários países se enfrentarão nesta nova modalidade de basquete. A entrada é gratuita

O 3x3 é uma nova modalidade do basquete que ganha cada vez mais adeptos. Neste final de semana (dias 14 e 15) o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa será palco da abertura da edição paulistana da competição FIBA 3x3 World Tour, com entrada gratuita.No sábado (14) os jogos começam às 11h30 e no domingo (15) a partir das 9h30. O evento ainda passará este ano por Vladivostok, Nova Iorque, Istambul e Madri e os 16 melhores colocados disputarão a fase final em Miami.

No basquete 3x3, as equipes são formadas por 4 jogadores (3 titulares e 1 reserva) e cada partida tem 10 minutos de duração, em meia quadra, com as regras do basquete tradicional adaptadas ao espaço e menor quantidade de atletas.

Serão 12 equipes de diversos países, como Argentina, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela, além é claro dos representantes brasileiros, divididos em 2 grupos, onde todos se enfrentarão em turno único. Os quatro primeiros de cada chave se classificam para a segunda etapa, onde a disputa será em cruzamento olímpico (a1xb4, a2xb3, a3xb2, a4xb1) e assim a competição segue até as finais. Além desta competição, haverá disputa de enterradas, de 1x1 e de arremessos.

“A realização do primeiro FIBA 3x3 World Tour e da primeira edição da FIBA 3x3 World Cup são marcos importantíssimos para o desenvolvimento do esporte. Vemos o 3x3 como uma futura modalidade olímpica e 2012 será lembrado como ano em que tudo isso começou, com o lançamento do 3x3 mundialmente", afirma Patrick Baumann, secretário-geral da FIBA e membro do Comitê Olímpico Internacional (COI).

O coordenador de esportes de alto rendimento da Secretaria de Esportes também confia no sucesso, não só da modalidade 3x3 no Brasil, mas também do próprio Centro Olímpico em se tornar referência como sede de campeonatos importantes na cidade. “É a primeira vez que teremos o basquete 3x3 em São Paulo, é uma modalidade nova e nós temos a oportunidade de recebê-la aqui no COTP e mostrá-la a toda a população. É muito importante estarmos envolvidos, apoiar estas novas modalidades e mostrar a qualidade do nosso espaço. É algo muito positivo.”
 

Serviço:
Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa
Av. Ibirapuera, 1315 ou Rua Pedro de Toledo, 1.651- Vila Clementino
Tel.: (11) 3396.6452 / 3396.6468


Texto:
Vanessa Dini - vdini@prefeitura.sp.gov.br
Foto:
Divulgação

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!