Jovem se destaca no Clube Escola e visa profissionalizar

Janaina Lima é atleta revelação do Clube Escola Ébanos

Texto: Renata Simond
Foto: Arquivo Pessoal

Janaina Lima é atleta revelação do Clube Escola Ébanos, com apenas 14 anos, a caçula de três irmãos vem se destacando como jogadora de vôlei. Janaina conheceu o Clube Escola através da indicação de uma amiga, mesmo sem ter praticado o esporte antes, em menos de uma semana chamou a atenção da professora “Ela indicou um treino mais pesado pra mim, falou que eu tinha potencial” conta a aluna.

Depois que conheceu o Clube, a rotina da Janaina mudou bastante. Ela costumava “chegar da escola, arrumar a casa” e depois, “ficava sem fazer nada”, conta a garota que hoje pratica três modalidades nos Clubes Escola: Vôlei, futebol e atletismo. O único dia de semana que ela não se dedica ao esporte é de quarta-feira, antes de começar a correr, ela praticava vôlei e futebol todos os dias. A aluna joga vôlei e futebol no Clube Escola Ébanos e corrida no Santo Amaro. Uma das coisas que ajudo Janaína a se apaixonar por esporte foram as estruturas de apoio físico e emocional que ela recebe nos treinamentos. “Desde o momento que eu entro lá recebo todo o apoio dos colegas e da Érika, que é a minha professora de vôlei, uma vez, quando fui participar de um campeonato tive que dormir na casa dela porque era muito longe”, explica.

Janaina começou a praticar esporte aos 8 anos, mas apenas aos 13 descobriu o talento no vôlei. Nem sempre ela teve certeza de querer ser uma atleta. “Estou com uma idade em que a gente tem que decidir o que fazer quando sair da escola, eu gosto muito de animal, queria ser veterinária, mas cada vez que eu jogo eu fico com mais vontade de jogar, de correr, de praticar esporte”, analisa. Das três modalidades que ela encontrou no Clube Escola, a que ela mais teve dificuldade foi o futebol: “Não sei se tenho medo da bola, mas agora estou melhorando, agora eu estou desenvolvendo a minha habilidade”. A aluna passou por uma série de testes de avaliação físicas e foi comprovado que ela possui uma capacidade cardiorrespiratória muito acima da média para sua idade.

Com cerca de um ano de treino Janaina já participou de vários campeonatos e tem algumas histórias engraçadas para contar. “Durante um campeonato de atletismo que eu fui no ano passado quando fui correr, não sei o que aconteceu, parece que o meu pé prendeu na areia e depois soltou, só sei que eu caí de boca na areia e todo mundo caiu na gargalhada, entrou areia no meu olho, em todos os lugares”. Apesar de todos os contratempos e dificuldades, Janaina continua lutando para ir sempre mais longe. “Cada medalha que eu ganhava fazendo esporte eu sonhava em estar participando do Pan, das Olimpíadas. Com o tempo eu vi que se eu me esforçar, se eu continuar, eu posso ir longe”.

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa dá a oportunidade de um treinamento mais especializado para atletas como a Janaina, que tem potencial e querem se profissionalizar. Com 10 modalidades o Centro Olímpico oferece uma estrutura de ponta e ótimos treinadores. Os atletas passam por uma peneira e os que forem selecionados com um bom desempenho começam a treinar imediatamente. As datas das peneiras podem ser encontradas no site, para mais informações ligue 3396-6452 / 3396-6468