Meninas do Centro Olímpico estreiam no Campeonato Paulista

Primeiro confronto será nesta quarta-feira, às 15 horas, contra a Portuguesa

Texto e Foto: Felipe Araujo
felipearaujo@prefeitura.sp.gov.br

Enquanto o Paulistão 2012 chega ao fim, com o título praticamente nas mãos do Santos de Neymar, as meninas da equipe da Associação Desportiva Centro Olímpico (Adeco) da Prefeitura iniciam a jornada no Campeonato Paulista Feminino de futebol, com o sonho de também levantar a taça. A estreia na competição ocorre nesta quarta-feira (9), às 15 horas, contra a Portuguesa de Desportos. O jogo será no Centro de Treinamento da Lusa.

A equipe mantida pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo (Seme) é a atual vice-campeã paulista. Na final de 2011 perdeu para a extinta equipe feminina do Santos. Atualmente, 11 jogadoras que atuavam pela equipe santista defendem as cores do Centro Olímpico.

No início da temporada de 2012, o secretário municipal de Esportes de São Paulo, Bebetto Haddad, decidiu incentivar o futebol feminino e, por meio de parceiros do setor privado, conseguiu concretizar a montagem de uma equipe competitiva. As atletas recebem salário e usufruem a estrutura do COTP, como o Centro de Excelência em Medicina do Esporte, o Laboratório de Fisiologia do Exercício e a academia de musculação.

Das 29 jogadoras do elenco, 6 estão relacionadas na lista prévia de convocação para a disputa da Olimpíada de Londres – Maurine (lateral-direita), Mayara (volante), Gabi (meia), Debinha (atacante), Chú (atacante) e Érika (atacante).

Outras cinco jogadoras são atletas da Seleção Brasileira Sub-20 – Monique (goleira), Jucinara (lateral-esquerda), Luana (volante), Ju Cyrena (zagueira) e Paula (atacante).

O Campeonato Paulista 2012 tem 18 equipes divididas em três grupos de 6 clubes. Durante a primeira fase os times se enfrentam dentro dos respectivos grupos, em turno e returno. Os dois que somarem o maior número de pontos em cada grupo e os dois melhores terceiros colocados da primeira fase avançam para a etapa seguinte. A partir daí serão jogos mata-mata entre os oito times até a definição do campeão, no dia 23 de setembro. O Centro Olímpico está no Grupo 3 ao lado de Portuguesa, Juventus, São Bernardo, Cotia e São Vicente.


Copa do Brasil
A equipe do Centro Olímpico também está disputando a Copa do Brasil de futebol feminino. O time assegurou a classificação diante do Vasco no último sábado (5), no Pacaembu, quando venceu por 3 a 1. No jogo de ida, em São Januário, o resultado tinha sido 0 a 0. O campeão terá vaga na Taça Libertadores da América do ano que vem.