COTP conquista quatro medalhas no Campeonato Paulista de Judô

Duas medalhas de ouro, uma prata e um bronze mostraram a força do esporte no Centro Olímpico

Texto: Vanessa Dini
vdini@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Paulo Gervino
pantar@prefeitura.sp.gov.br


O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa revela todos os anos diversos novos talentos do esporte. São jovens promessas que sonham conquistar o ouro nas Olimpíadas. E este não é um sonho tão distante assim. O COTP teve quatro atletas medalhistas no Campeonato Paulista de Judô, realizado neste final de semana, em Santos.

Rafaela Ruiz e Paulo Morais conquistaram a medalha de ouro, Luis Henrique dos Santos foi vice-campeão e Paola Marques levou o bronze para casa. Paola pratica judô desde os quatro anos de idade e ela e Luis treinam no COTP há dois anos. Já Rafaela tem uma história mais longa no Centro Olímpico. “Treino aqui desde pequena. Os treinamentos no COTP são muito fortes e atuais, de acordo com o que acontece na Seleção Brasileira, aprendemos as mais variadas técnicas e a estrutura é ótima” .

Rafaela venceu todas as lutas do Campeonato Paulista por Ippon - golpe que atira o adversário de costas no tatame e determina vitória para quem o aplicou - e com o título obteve a classificação para o Campeonato Brasileiro da modalidade que acontecerá no Espírito Santo. “Treinei demais para o Campeonato Paulista e a vitória foi ótima, mas tenho que treinar ainda mais para buscar novos títulos. Pretendo ingressar na Seleção Brasileira, participar das Olimpíadas de 2016 e de vários mundiais” , projeta.

Paulo Morais, outro medalhista de ouro do final de semana, também mira um futuro ainda mais vitorioso. “Os treinos no COTP são muito técnicos, graças a eles evoluí bastante. Agora vou participar de uma seletiva, provavelmente com dois atletas que treinam na Europa, para decidir a vaga no Campeonato Brasileiro. Meu sonho é participar dos Jogos Olímpicos” .