Judoca do COTP conquista Campeonato Brasileiro Regional V

 Texto: Rafael Silva
raaugusto@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Dragão Kimonos

No último sábado, dia 28 de Abril, a judoca Rafaela Ruiz, 15 anos, há oito anos no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), conquistou o Campeonato Brasileiro da Região V, que aconteceu na sede da Federação Paranaense de Judô, localizado na cidade de Curitiba, Paraná.

A atleta, que compete na categoria meio-leve (48Kg), começou a prática esportiva na escola, mas foi no COTP que desenvolveu suas habilidades e seu espírito competitivo. Além dela, mais dois judocas participaram da competição, Paulo Morais, categoria meio leve e Luiz Henrique Santos, categoria meio-pesado e ambos foram vice-campeões.

Para conquistar o Brasileiro Regional, organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Rafaela precisou vencer quatro lutas, duas delas foram vencidas por ippon, quando o oponente é derrubado com as costas no chão e uma por wazari, que é um ippon incompleto, ou seja, o oponente não encostou os dois ombros no tatame.

Recentemente a judoca sagrou-se campeã da Copa São Paulo de Judô, o que possibilitou a disputa do Campeonato Brasileiro Regional V, que abrange os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.