Evento do Consulado Britânico inicia contagem regressiva para Londres-2012

Secretaria de Esportes participou da cerimônia que marca os 100 dias que antecedem os Jogos Olímpicos

Texto e Fotos: Pedro Piva
ppiva@prefeitura.sp.gov.br

 

Trigésimo Jogos Olímpicos da era moderna, a terceira vez na mesma cidade. Londres está a cem dias da maior competição esportiva do planeta. No consulado britânico no Brasil, em São Paulo, zona Sul, um auditório repleto de atletas que irão disputar os jogos e outros tantos que já disputaram se reuniram para celebrar a data marcante. Entre as autoridades um bem humorado ministro do Cabinet Office Francis Maude e o secretário municipal de esportes, lazer e recreação, Bebetto Haddad falaram ao público.

Após vídeo de apresentação dos projetos e obras realizados na Inglaterra subiu ao palco o cônsul britânico, anfitrião do evento. Com um português esforçado ele deu as boas vindas, falou das expectativas e explicou que, por ser ano do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II – ela completa 60 anos de reinado – todos estão ainda mais animados. Sobre as novidades para Londres, John Doddrell citou os escritos nos slides que passavam no telão. Eles diziam – London is Great! Sport is Great! Green is Great! -, em suma exalta a grandeza do evento, a grandeza em realizar uma Olimpíada sustentável, organizada, por aí vai. “Estes serão os jogos mais ecologicamente corretos da história”, concluiu.

Na sequência falou Francis Maude. Teve problemas com o microfone, tirou risadas do público mesmo com o atraso da tradução simultânea. “Peço desculpas por não poder falar em português tão bem quanto o cônsul. Estamos todos muito ansiosos e eu espero ver muitos de vocês em Londres daqui a 100 dias. Brasil e Inglaterra nunca foram tão próximos quanto são hoje e sediar os jogos e antes do Brasil fazê-lo é um prazer e nos une ainda mais. Torço para que todos os ouros fiquem com atletas ingleses e todas as pratas com os brasileiros!”, ponderou e brincou.

Dos muitos atletas presentes via-se a importância da cidade de São Paulo para o país. Aqui treinam muitos dos atletas de estarão em Londres. Enquanto Bebetto Haddad falava exatamente sobre isso, entram as meninas do futebol do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, acompanhadas do técnico Arthur Elias que dispensou o uso do boné e vestiu um terno. Entre elas Maurine é presença certa em Londres. Na plateia também Henrique Guimarães, prata em Atlanta - 96 pelo judô e sua antecessora na gestão do COTP, Maria Paula, medalhista do basquete em time histórico capitaneado por ela e Hortência. “São Paulo é a cidade dos grandes eventos, grandes clubes, grandes centros de formação de atletas, rede hoteleira, restaurantes”, aproveitando o gancho dos britânicos o secretário pontou como a capital do estado mais rico da nação pode colaborar tanto com o desenvolvimento esporte nacional como durante os próprios jogos no Rio de Janeiro em 2016.

Para finalizar, todos os atletas e ex-atletas presentes foram chamados a frente, junto de um dos mascotes alien de pelúcia Wenlock, para receberem uma homenagem e um kit com bolsa, caderno, camisa e boné. Agora é contagem regressiva, vamos torcer pelos atletas do Brasil.