O coração valente da SEME é Tabajara Alves Cidreira

Texto: Paulo Sergio Serra Teixeira
pauloserra@prefeitura.sp.gov.br
Paulo Gervino
pantar@prefeitura.sp.gov.br 

Foto: Francisco Pinheiro
fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br 

Tabajara Alves Cidreira, sociólogo formado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, trabalha na parte de atendimento ao público da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP). Junto com sua equipe, Tabajara tem a difícil tarefa de estabelecer o primeiro contato com jovens, crianças e famílias de baixa renda que vivem em condições precárias. Mais do que isso, seu trabalho consiste em abrir as portas para que essas pessoas melhorem de vida por meio do esporte.

Com 57 anos, o soteropolitano criado em São Paulo tem 30 anos de trabalho voltado a nossa cidade. Ele começou como escriturário na Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos. Passou também pelas secretarias municipais de educação, cultura e Subprefeitura da Sé. Já ocupou os cargos de assessor de gabinete, diretor de departamento, foi coordenador cultural no Museu da Cidade de São Paulo e participou do projeto de criação do Museu Afro Brasil.

Na passagem pela Subprefeitura da Sé, Tabajara trabalhou em um projeto de recuperação de vias públicas no centro de São Paulo, nas melhorias feitas em uma série de prédios, além de aprimorar a questão estética da cidade, possibilitaram que muitas pessoas tivessem uma moradia de qualidade.

Os muitos anos de experiência e contato com todos os tipos de pessoas deram ao sociólogo uma bagagem que permite que o trabalho desempenhado na SEME dê bons frutos. Tabajara ajudou no ponta-pé inicial na carreira de Rosana dos Santos Augusto, jogadora do Clube Lion da França e da Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Na época, Rosana, que veio de uma família muito humilde, foi selecionada na peneira do COTP e hoje tem uma carreira sólida no futebol.

“É gratificante ver um jovem renascendo através do esporte. No caso, o esporte é um trabalho com grande importância social.”, afirma Tabajara, em tom apaixonado. Durante a conversa, foi fácil perceber que ele dedica a vida ao trabalho social, e faz isso com muito esmero. Na época de férias de dezembro até início de março, onde a procura pelos serviços oferecidos pelo Centro Olimpico é muito grande, a equipe de atendimento ao publico chega a receber 200 contatos por dia, e é Tabajara quem dá o tom da conversa e encaminha essas pessoas da melhor maneira possível para as atividades da SEME e do COTP que são voltadas ao esporte, mas possibilitaram mais do que isso, com desenvolvimento pessoal, profissional e social.