Atleta do Clube Escola realiza sonho de treinar no Centro Olímpico

Karateca de Clube Escola passa a ser promessa do judô no Centro Olímpico

Texto: Antonio Carlos Araújo

Foto: Paulo Dias

 

Depois de uma visita no Clube Escola Curuçá, o secretário Adjunto de Esportes, Gilberto do Carmo Nucci descobriu, ou melhor, conheceu a Larissa Nunes Ferreira. Sua mãe se apresentou ao secretário adjunto na tentativa de conseguir um patrocínio. Gilberto Nucci a convidou para ir até a sede da Secretaria de Esportes e conhecer o secretário da pasta, Bebetto Haddad. Durante o encontro, o secretário de Esportes sugeriu à Larissa que ela trocasse o karatê pelo judô, mesma sabendo que ela é uma ótima karateca. Porém este esporte não é olímpico e não faz parte do quadro de modalidades do COTP. Como qualquer pretendente a uma vaga ela teve que passar por uma “peneira” e passou com méritos. Assim começou a história da jovem judoca na Secretaria de Esportes.

Larissa Nunes Ferreira é uma pré-adolescente como qualquer outra. Cheia de sonhos, ansiedade, dúvidas e incertezas, mas com uma determinação e ambição muito grande. E foi desta maneira, que a jovem atleta chegou ao Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.

Ela começou a lutar karatê incentivada pelos pais Claudio Alvino Ferreira e Reginalda Nunes de Oliveira Ferreira, aos oito anos, na Academia Novo Visual e depois ingressou no Clube Escola Vila Curuçá, na zona leste da cidade.

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, considerado uma verdadeira fábrica de atletas, atende gratuitamente mais de 1.200 crianças e adolescentes nas seguintes modalidades: atletismo, basquete, boxe, futebol, ginástica olímpica, handebol, judô, luta olímpica, natação e vôlei. O Centro funciona como uma rede olímpica da Secretaria de Esportes. Os atletas que se destacam nos Clubes Escola da SEME, têm a chance de ingressar no COTP; e foi desta maneira que a Larissa Ferreira, hoje com 12 anos, conseguiu treinar no Centro Olímpico. Vale lembrar que os jovens interessados em fazer parte desta unidade têm que participar de uma seletiva conhecida como “peneira”, aonde serão testados os conhecimentos e habilidades da modalidade esportiva escolhida.

Como o COTP não oferece karatê, a jovem atleta escolheu treinar judô na nova casa.
Moradora da zona leste, no Jardim dos Ipês, ela acorda às cinco da manhã e demora duas horas para chegar no Centro Olímpico. Tem que tomar trem e metrô.

Treinando três vezes por semana (segunda, quarta e sexta) no período da manhã (das 8h30 às 10h). Já se apaixonou pela nova modalidade e tem como seu ídolo no esporte o diretor do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, Henrique Guimarães (medalha de bronze na Olimpíada de Atlanta/EUA, em 1996). “O judô significa muita coisa para mim. É a chance de derrubar barreiras e chegar ao lugar mais alto do pódio”, finalizou Larissa.

A judoca quer se tornar uma atleta profissional e pretende trabalhar muito para poder disputar a Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016. “Na época vou estar com 17 anos e preciso trabalhar muito para realizar o meu sonho de integrar a equipe brasileira”, destacou a atleta. Agora no Centro Olímpico, ela enfatiza que a estrutura é impressionante: “Nunca imaginei que tivesse um lugar assim em São Paulo”.

No karatê ela conquistou os seguintes títulos: a medalha de ouro no Nin do Kan de 2007 e 2008, bronze em 2009; vice-campeã Paulista em 2010 e campeã Paulista em 2011; bronze no Mundialito de Karatê em 2009.

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa fica na avenida Ibirapuera, 1315, em Moema, na zona sul da cidade de São Paulo. Para outras informações a respeito das peneiras é só ligar no telefone 3396-6451.