Judoca Maria Portela é convocada para o Mundial do Reino Unido

Competição acontecerá no final de semana e terá presença da atleta do Centro Olímpico, compondo a seleção brasileira


Sofia Mikrute

A atleta do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, Maria de Lourdes Portela, foi convidada a integrar a seleção brasileira de Judô na Copa do Mundo do Reino Unido, que acontecerá neste final de semana (2 e 3 de outubro), na cidade de Birmingham.

Depois da competição, ela ficará concentrada para treinos da seleção em um campo internacional na cidade de Dartford entre os dias 4 e 8, e também no Instituto Inglês do Esporte, na cidade de Sheffield, de 11 a 13 de outubro.

Segundo o Supervisor Técnico do Judô do Centro Olímpico, Marcelo Theotonio, Maria tem capacidade para vencer no torneio. “O trabalho do judô é feito a longo prazo e com toda a disciplina, dedicação e determinação que ela tem, tenho certeza que ela crescerá muito no esporte”, conta. Ele também diz que o principal objetivo da judoca é ranquear-se entre as 14 melhores colocadas mundiais para disputar as Olimpíadas de Londres em 2012. Ela já está no vigésimo posto.

Neste ano, a gaúcha de Santa Maria levou ouro na Copa do Mundo de São Paulo, categoria médio (-70kg). Entre seus outros títulos, estão a prata e o bronze na Copa do Mundo de Belo Horizonte, nos anos de 2009 e 2008, respectivamente; e prata em 2009 no Campeonato Pan-Americano. A atleta do Centro Olímpico treina em São Paulo desde 2006.