Maria Paula se despede do cargo de diretora do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa

A ex-jogadora de basquete se emocionou com as homenagens prestadas pelas autoridades, treinadores e atletas


Sofia Mikrute
Fotos: Pedro Piva

Uma lição passada de pai para filha: “Deixe as portas abertas em todos os lugares que atuar”. Foi com esta frase que a diretora Maria Paula se despediu da equipe do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa – COTP. O adeus entre os colegas e atletas foi longo e emocionante, e, em contraste à tantos abraços, uma alegria: a chegada do seu sucessor, o ex-lutador de Judô, Henrique Guimarães.

O judoca medalhista olímpico, nomeado o novo diretor, tem um longo caminho a vencer e projetos para serem realizados no COTP. “Estamos convictos que com a humildade, determinação e apoio, iremos conseguir bons resultados. Há seis anos estou trabalhando aqui e vejo como o Centro Olímpico cresceu e se tornou uma referência no esporte, graças à Paula”, disse Henrique.

Maria Paula comandou o Centro Olímpico durante nove anos, período no qual organizou a área administrativa e modernizou a infraestrutura do local. No início de seu trabalho, em 2001, o COTP tinha, apenas, 100 crianças treinando. Hoje são mais de mil atletas, a maioria, inclusive, participando de competições oficiais. Os jovens do COTP recebem uniforme, alimentação, atendimento médico especializado, auxílio transporte, entre outros benefícios. “Tudo isso fez com que o Centro Olímpico, um espaço público, se tornasse um exemplo em todo o país”, destacou Paula. No Centro de Excelência em Medicina no Esporte, os atletas tem à disposição profissionais em áreas como fisioterapia, fisiologia, ortopedia, cardiologia, pediatria, ginecologia, odontologia.

Hoje, o secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Valter Rocha, os professores e coordenadores do COTP, além da equipe que a apoiou durante esse período, fizeram questão de prestar homenagens, presenteado-a, agradecendo e incentivando-a nesta nova fase da sua vida.

Na quadra de basquete, equipes de todas as modalidades estavam organizadas para ouvir a cerimônia de homenagens do COTP. “Eu digo que isto não é uma despedida, mas sim um agradecimento à todos que me apoiaram, durante esse tempo que estive como gestora, me ajudando a realizar projetos de tanta relevância para o esporte brasileiro”, disse emocionada, Maria Paula. As alunas de basquete deram um uniforme com dedicatórias à Paula, além de uma estátua que representava o carinho de todo o Centro Olímpico. No final, os atletas a homenagearam cantando e gritando o seu nome.