Centro Olímpico inaugura nova pista com festa para atletas e público

Local recebeu primeira prova oficial de atletismo

Da redação
Fotos: Pedro Piva e Rafael Neto

O esporte brasileiro obteve mais uma grande conquista no dia 30 de julho. O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, inaugurou a nova pista de atletismo com certificação Classe 1 da Associação Internacional das Federações de Atletismo, a IAAF. É o único espaço da capital paulista com esta classificação.

A cerimônia de apresentação contou com a presença de autoridades, atletas e ex-atletas. O Prefeito Gilberto Kassab disse que a cidade de São Paulo cumpre a meta de fortalecer o esporte olímpico por meio de investimentos e capacitação de profissionais. "Atingimos o objetivo de formar atletas para as competições internacionais mas, principalmente, de dar condições para que os desportistas tenham um equipamento reformado e moderno”. Segundo o Prefeito, “algumas pessoas foram fundamentais em todo este processo entre elas o secretário de Esportes Valter Rocha e Magic Paula, diretora do Centro Olímpico”.

A nova pista recebeu investimentos de R$ 4,3 milhões. Foi realizada a troca do piso, a restauração do gramado central, a instalação de um novo sistema de iluminação, a construção de muros de arrimo, drenagem e captação de águas. O Secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Valter Rocha, ressaltou que “a entrega da pista é um sonho dos atletas. É importante que eles possam treinar em um espaço de nível internacional. Nós estamos propiciando, também, que as crianças e os jovens do atletismo do Centro Olímpico possam ter, desde o início de suas carreiras, a mesma atenção dos grandes profissionais”.

A pista do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa atende a todas as exigências da IAAF e que incluem a análise do piso, das áreas de aquecimento, saltos e arremessos, materiais fixos, obstáculos do fusso, tábuas de impulsão e encaixa do salto com vara. “A pista é ótima, uma das mais rápidas que temos na comparação com outras do mundo. A pista anterior tinha muitas falhas, além de ser muito antiga. Não tem comparação”, destacou a campeã olímpica Maurren Maggi.

A partir de agora o local pode receber importantes competições nacionais e internacionais de atletismo, como o Campeonato Panamericano, o Sulamericano, o Gran Prix e o Troféu Brasil. Graças ao novo sistema de iluminação, a pista também poderá abrigar provas e treinos noturnos. “Hoje eu sinto um misto de alegria, pois estou partindo para um novo desafio após nove anos dirigindo o Centro Olímpico. Mas também sinto o coração apertado porque, em todo este período, nós trabalhamos muito para que nossos objetivos fossem concretizados”, declarou emocionada Magic Paula. Ela está deixando a Secretaria de Esportes para se dedicar a outros projetos profissionais.

A nova pista do Centro Olímpico já pôde ser testada pelos atletas que participaram, no dia 30, do Primeiro Festival de Velocidade e Saltos promovido pela Federação Paulista de Atletismo. A competição valeu pontos no ranking da entidade. A campeã olímpica Maurren Maggi foi uma das atrações do evento. Porém, ela sentiu uma fisgada na coxa esquerda, logo após o primeiro salto, e teve de abandonar a prova.

Nos dias 31 de julho e primeiro de agosto, o local recebeu, também, as provas do Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-23, evento promovido pela Confederação Brasileira de Atletismo. São 346 atletas de 23 estados que disputaram 44 provas diferentes. Muitos almejam, desde já, uma vaga para as Olimpíadas de 2012, em Londres e 2016, no Rio de Janeiro.

A cerimônia de inauguração da pista contou, ainda, com a presença de grandes nomes do esporte nacional, como os ex-jogadores Cafu e Badeco (futebol), Montanaro e Ida (vôlei), Aurélio Miguel (judô), Ricardo Prado (natação), e André Domingos (atletismo), além de familiares do medalhista olímpico Adhemar Ferreira da Silva.