Centro Olímpico da Prefeitura inaugura pista de atletismo com padrão internacional

Novo espaço será um dos melhores do país para a prática da modalidade e receberá festival com a presença de Maurren Maggi


Da redação
Fotos: Pedro Piva


O esporte brasileiro tem mais um momento histórico às 10 horas da manhã do próximo dia 30 de julho. O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) - da Secretaria Municipal de Esportes Lazer e Recreação, entrega a nova pista de atletismo, com classificação Classe 1 pela IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo). É a única da cidade de São Paulo com esta certificação. A medalhista de ouro Maurren Maggi vai estrear a pista ao participar do Primeiro Festival de Velocidade e Saltos da Federação Paulista de Atletismo. Trata-se da primeira competição oficial de Maurren no Brasil, após a cirurgia no joelho direito que a afastou das pistas durante um ano. A prova conta, também, com a presença de mais 150 atletas.

A nova pista possui 400 metros de extensão e área total de mais de seis mil metros quadrados. “É papel da Secretaria Municipal de Esportes estimular a prática esportiva, seja ela educacional ou de alto rendimento. Por isso, acreditamos que esse novo espaço dá oportunidade para o surgimento de novos talentos do atletismo brasileiro”, diz o secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Valter Antonio da Rocha.

A obra recebeu investimentos de R$ 4,3 milhões. Além da troca do piso, houve a restauração do gramado central, a instalação de um novo sistema de iluminação, construção de muros de arrimo, drenagem e captação de águas. O projeto prevê, como segunda etapa, a reforma completa do antigo campo de futebol, que ganha grama sintética. Por fim, acontece a recuperação estrutural do prédio da arquibancada para 1.600 pessoas, que já está em processo de licitação e inclui vestiários, sala de controle de dopagem, sala de imprensa e academia de boxe.

“É a concretização do projeto envolvendo o Centro Olímpico”, destaca Magic Paula, que comanda o local há nove anos. “A inauguração da pista representa uma espécie de fechamento para o que pensamos a respeito do centro. Já havíamos modernizado a estrutura interna e estamos fazendo o mesmo com a área externa”.

O espaço também pode abrigar provas à noite, graças ao novo sistema de iluminação que foi instalado. Até então, nenhuma pista de atletismo da capital possuía estrutura para a realização de eventos neste período. Além disso, nomes consagrados do atletismo brasileiro como Fabiana Murer, Jadel Gregório e a própria Maurren Maggi passam a treinar na pista do Centro Olímpico. “A cidade de São Paulo tem, por vocação, a formação de atletas e merece ter uma pista deste nível”, salienta Magic Paula.

Por estar localizada dentro de um centro de excelência, a pista será usada apenas por atletas do Centro Olímpico e competidores de ponta do centro nacional da Confederação Brasileira de Atletismo. “É um espaço para provas de alto rendimento. Com ele, o Centro se destaca como o melhor local público para a formação e treinamento de atletas de competição do país”, ressalta Victor Fernandes, coordenador de atletismo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa.

Para o presidente da Federação Paulista de Atletismo (FPA) e idealizador do primeiro Festival na nova pista, José Antônio Martins Fernandes, o Toninho a reforma no COTP é de vital importância para o desenvolvimento do atletismo no estado e no país. “Sem dúvida, será a nova casa dos atletas de São Paulo”, declarou.

Nos dias 31 de julho e primeiro de agosto, o local recebe, também, as provas do Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-23, evento promovido pela Confederação Brasileira de Atletismo. São 400 atletas disputando 44 provas diferentes. Muitos almejam, desde já, uma vaga para as Olimpíadas de 2012, em Londres e 2016, no Rio de Janeiro.

Serviço

Inauguração da Pista de Atletismo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa e Festival de Velocidade e Salto

Data: 30 de Julho de 2010, sexta-feira
Horário: 10h
Local: Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa – Rua Pedro de Toledo, 1651 – Vila Clementino