Finais do voleibol mostram talento dos jovens atletas do Centro Olímpico


Gabriel Pernambuco

A equipe de vôlei masculino do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa encerrou o primeiro semestre da temporada fazendo final nas duas categorias que participam do Torneio Preparação da Federação Paulista de Volêi. Na última quarta-feira, 30/06, o mirim ganhou e o pré-mirim perdeu o campeonato que conta com cinco equipes, entre elas o Sesi/São Caetano e Industrial Mauá, adversários do COTP naquela noite.

A categoria pré-mirim, atletas com 12 ou 13 anos, fez uma temporada perfeita. Na fase de classificação, na qual todas as equipes se enfrentam, o COTP não perdeu. Foram 4 jogos, 4 vitórias, 12 sets vencidos e apenas 3 perdidos. Entretanto, a final foi diferente. O Sesi se reforçou com três garotos coreanos e, através de uma brecha no regulamento os, os inscreveu somente para a final. Providos de força e tamanho desproporcionais com a média da categoria, foram o diferencial na derrota, por 3x1, em pleno Centro Olímpico.

No mirim a noite foi mais comemorada. Depois de uma campanha de três vitórias e uma derrota, para o adversário da final, na fase de incial, o COTP classificou-se em segundo e assim não adquiriu o direito de jogar a partida derradeira em seus domínios. Não houve problema. A equipe, que havia perdido o primeiro jogo por 3x1, surpreendeu e venceu o Industrial Mauá, em seu ginásio, por 3x2. O COTP perdia por 2x1 e terminou o jogo campeão do torneio.

Segundo Prof. Fábio Augusto Broggini, supervisor técnico da modalidade, a sensação é de dever cumprido. “As metas foram totalmente atendidas. Além do Torneio Início, em que fomos campeões nas duas categorias, o COTP chegou muito bem nas duas finais. No pré-mirim tivemos essa situação dos coreanos, infelizmente não deu, mas o time não havia perdido ainda. No mirim foi diferente, os meninos entraram lá e mostraram o potencial do trabalho que é realizado aqui.”

O segundo semestre promete. Em Julho os garotos embarcam para o Rio de Janeiro, onde acontecerá a Copa do Brasil. Serão seis equipes, no mirim e infantil. Já em Agosto, o Campeonato Metropolitano será decidido e o Estadual Infanto-Juvenil tem sequencia. Lembrando que todos os resultados contam pontos para o Troféu Eficiência, uma espécie de ranking de clubes federados que contabiliza o aproveitamento durante o ano. O COTP é vice-campeão por duas vezes, 2008 e 2009, e busca o primeiro posto este ano.