Judoca do Centro Olímpico é convocada para a Seleção Brasileira

Medalhista de prata na etapa brasileira da Copa do Mundo, Maria de Lourdes Portela disputará Mundial

Aos 21 anos, a judoca Maria de Lourdes Portela tornou realidade aquele que é o sonho de todo esportista no país: ser convocada para a Seleção Brasileira. A atleta do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) fará parte da delegação nacional que competirá no Mundial de Judô, marcado para o mês de agosto, na cidade de Roterdã (Holanda).

O reconhecimento veio logo após a conquista da medalha de prata na categoria até 70 kg durante a etapa de Belo Horizonte da Copa do Mundo de Judô, realizada na última semana, quando a judoca chegou até a final e só foi derrotada pela suíça Juliane Robra.

“Nem tenho palavras para descrever a alegria que sinto. Temos trabalhado muito, esforçado bastante e esse é o maior feito de minha carreira” disse Maria Portela, que também reconhece o papel do Centro Olímpico em sua formação. “Cheguei em 2007 ao COTP e desde então eu cresci muito. Essa convocação é a prova disso”.

Um dos responsáveis pelo sucesso da atleta, Henrique Guimarães, coordenador-técnico do judô do COTP e medalhista olímpico em Atlanta-1996, sente-se feliz por ter auxiliado no desenvolvimento do atleta. “É emocionante ter contribuído, mesmo que seja um pouquinho, nesse sucesso da Maria. Fiquei tão feliz como nas vezes em que eu era convocado”, afirmou.

Sobre as hipóteses de bons resultados no Mundial, ambos admitem que o nível da competição será altíssimo. “A Maria não tem tanta experiência internacional mas tem qualidade para conseguir se classificar e fazer uma boa campanha”, analisou Henrique Guimarães.

Vale lembrar que Maria de Lourdes Portela foi reserva da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Beijing-2008. “Mas minha meta é chegar como titular e competir em Londres-2012”, completou.

Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP)

Fundado em 1976, o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa é o único equipamento esportivo público que realiza um trabalho de excelência na formação de jovens atletas em São Paulo.

Atualmente dirigido por Maria Paula Gonçalves da Silva, a Magic Paula, o COTP atende cerca de mil alunos, gratuitamente.

O endereço do Centro Olímpico é o da Avenida Ibirapuera, 1315 – Ibirapuera. O telefone para mais informações é o (11) 3396-6452/6468.