Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa realiza o Dia Olímpico

A data comemora o espírito dos Jogos Olímpicos inventados pelos Gregos, por volta dos anos 776


Rafael Castro Neto
Fotos: Fernanda Malaco

O Dia Olímpico é comemorado mundialmente no dia 23 de junho em homenagem à criação do Comitê Olímpico Internacional (COI). O comitê foi fundado neste mesmo dia na França, no ano de 1894, pelo Barão Pierre de Coubertini, marcando o renascimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Na cidade de São Paulo, a comemoração foi instituída por Lei Municipal em 1986 e determina que o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), da Secretaria Municipal de Esportes (SEME), organize a comemoração anual.

O Dia Olímpico começou com a passagem do hino nacional brasileiro juntamente com o hino olímpico. Foram feitas homenagens aos atletas e professores, além da entrega do troféu COTP para Fátima Aparecida da Silva, ex-atleta do Centro Olímpico e árbitra mundialmente conhecida na modalidade do basquete. “Quando comecei no esporte, não sabia aonde isso ia me levar, corri muito atrás dos meus sonhos, me tornei professora de educação física, árbitra e uma pessoa melhor”, contou. Fátima arbitrou jogos importantes como os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 e a Copa América de Basquete em 2009.

Além de homenagem aos professores e atletas, o Dia Olímpico influenciou o COTP a absorver o Olimpismo e em uma ação bem humanitária: a arrecadação de 2700 agasalhos entre os atletas, que foram doados para a ONG Nossa Senhora da Achiropita.

Muito mais que uma simples disputa no esporte, o Olimpismo defende a formação de uma consciência pacifista, democrática, humanitária, cultural e ecológica por meio da prática desportiva. “Nesse momento de Copa do Mundo, todos nós nos sentimos um pouco mais brasileiro, um pouco mais patriotas. Sendo assim, nós do Centro Olímpico estamos nos dedicando cada vez mais e buscando através do Olimpismo, um equilíbrio entre o corpo a mente e o espírito para sermos, também, cidadãos melhores”, afirma Magic Paula, diretora do Centro Olímpico.

O objetivo do Olimpismo é colocar o desporto ao serviço do homem, a partir da criação de um estilo de vida baseado na alegria do esforço físico e no respeito mútuo entre os cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento do indivíduo e fortalecendo a compreensão e a união entre os povos.