Murilo do pulo

Conheça a história do adolescente que vem se destacando no atletismo brasileiro

 


Paulistano, 16 anos e incríveis 1,88 de altura! Esse é o Murilo Albuquerque, que gosta de se descrever como um menino extrovertido e brincalhão. Seu treinador, Ricardo Barros, confessa: “Às vezes, ele é emburrado e reclamão também”.

No esporte desde os oito anos de idade, Murilo veio para o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) há seis e, desde então, tem mostrado resultados expressivos, que chamam a atenção de todos. “Ele é um garoto aplicado, que tem um grande potencial e está muito próximo de ir ao Mundial (para ir, o atleta precisa atingir a marca de 15,06m)”, completa Barros.

Atualmente, o jovem cursa o 3º ano do ensino médio e pretende seguir carreira no esporte, cursando a faculdade de Educação Física. Morador do bairro de Itaquera, zona leste da capital paulista, ele diz que nas horas vagas gosta de descansar e sair com os amigos.

Murilo não se imagina fazendo outra coisa. O atletismo é literalmente sua vida. Quando perguntamos quem é seu maior ídolo, ele cita o britânico Phillips Idowu, prata nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.

Seus pais, o motorista Lucas e a autônoma Míriam, são seu orgulho: “eles me apoiam e incentivam bastante, minha maior motivação é dar orgulho a eles”, diz o triplista, que também tem uma irmã mais velha, Valeska, de 20 anos.

O atleta tem tudo para ser um grande ídolo nacional. É dedicado, bom moço e obstinado. Certamente nos trará muitas medalhas, assim como João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, que foi o nome brasileiro do atletismo nos anos 1970 e 1980.




 

SAIBA MAIS SOBRE O ESPORTE 

O salto triplo faz parte das Olimpíadas desde a primeira edição moderna dos Jogos Olímpicos de Verão, em 1896. O americano James Connolly foi o primeiro triplista a ganhar a medalha de ouro na competição. O Japão dominou a modalidade entre Amesterdã , 1928, e Berlim, 1936.

O Brasil é um dos países com grande tradição nesta prova. Adhemar Ferreira da Silva foi bicampeão olímpico nos Jogos de 1952 e 1956. Por quase dez anos, João do Pulo manteve o recorde mundial de 17,89m, conquistado nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, em 1975. Atualmente no “top five”, Jadel Gregório, que foi ouro no Pan de 2007, no Rio, é um dos cinco melhores triplistas do mundo, de acordo com o ranking da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).
 


Texto e Fotos: Stephanie Frasson – sbffranco@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!