Atleta do Clube Escola Mooca conquista medalha de prata no Campeonato Mundial Paraolímpico de Judô 2010


Janaína Vieira
Foto: Comitê Paraolímpico Brasileiro

A seleção brasileira de Judô foi para Antalya, na Turquia, entre os dias 23 a 28 de março, disputar o Campeonato Mundial Paraolímpico de Judô 2010. O Brasil teve a terceira maior delegação entre os 38 países participantes, com 7 atletas masculinos e 6 femininos. Para compor essa equipe foram convocados, pelo Clube Escola Mooca, a atleta Lúcia Teixeira, categoria leve (até 57 quilos) e o professor Jaime Roberto Bragança, escolhido para coordenar a seleção.

A atleta Lucia Teixeira, consagrou-se vice-campeã mundial, na categoria leve, surpreendendo a todos com seus ippons, um na estréia com a chinesa Qian Zhou e outro na semifinal com a turca Duygu Cete. Além de Lúcia, com a medalha de prata na categoria leve, Daniele Bernardes - na categoria meio-médio, Victoria Silva - na médio e Deanne Almeida – na pesado conquistaram medalhas de bronze, representando o melhor desempenho da história do Judô paraolímpico, em número de medalhas.

“O judô feminino mostrou que é um dos melhores do mundo e também temos de comemorar o fato de, mesmo sem medalha, termos marcados pontos no ranking em outras cinco categorias. Saímos da Turquia com a certeza de que estamos no caminho certo para 2016, mas também sabendo que muita coisa tem de ser feita”, disse Jaime Bragança, coordenador de judô do CPB.

O Judô é praticado no Clube Escola Mooca desde 1970, quando a instituição era conhecida como Centro Educacional Esportivo da Mooca. Jaime começou a praticar a modalidade nos anos 80, com o professor Moacir Ribeiro Pinto. Após o falecimento do mesmo, em 1999, Jaime assumiu o cargo de professor, o qual ocupa até hoje. O Judô é uma modalidade tradicional e muito procurada no Clube Escola Mooca. “Hoje, treino cerca de 200 alunos em uma área de 300 m². Depois da reforma, nosso salão de treinamento serve como centro de referencia para pratica de Judô”, diz Jaime Bragança, professor do Clube Escola e coordenador de judô do CPB.