Amistoso internacional promove aprendizado e intercâmbio esportivo

Time Sub-15 do COTP jogou contra equipe americana na tarde desta quinta-feira (11/07)

Um verdadeiro intercâmbio esportivo marcou a tarde desta quinta-feira (11/07) para jogadoras da categoria Sub-15 do COTP (Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa) e as atletas do Kellix Team Minessota. As equipes disputaram um amistoso no gramado sintético do Centro Olímpico. O jogo encerrou oficialmente o primeiro semestre para o time brasileiro.

No primeiro tempo, os times fizeram uma partida convencional, sem nenhum tipo de mescla nas equipes. O Centro Olímpico dominou as ações e acabou vencendo por 4 a 0 (gols de Thalita, Kamilla, Ana Jéssica e Daniela). Na segunda etapa, os times foram mesclados e a atividade tornou-se praticamente um treino coletivo, em que americanas e brasileiras puderam quebrar fronteiras e utilizar a língua universal do futebol.

O técnico do Sub-15 do COTP, Lucas Piccinato, avaliou positivamente a atividade, mas esperava mais da equipe brasileira: “Foi um amistoso legal para testarmos o que vínhamos treinando nas últimas semanas. A experiência foi muito positiva, já que é bem difícil encontrarmos times no feminino para jogarem contra a gente”, relata Piccinato, que havia estabelecido como meta para o time marcar mais de cinco gols na tarde de hoje.

O treinador aproveitou para projetar o próximo semestre: “Taticamente sempre dá pra melhorar alguma coisa, já que elas estão em um período muito bom da formação , no qual precisam estar sempre em evolução. Nosso objetivo primordial é estar próximo da categoria acima (no caso, o Sub-17). Acho que dá para elas evoluírem um pouco mais para elas chegarem ao final do ano bem concentradas”, conclui Piccinato.

Para o lado americano, a experiência foi igualmente produtiva: “As meninas estavam bem ansiosas e queriam aprender bastante com o adversário. Foi um verdadeiro intercâmbio de experiências”, conta a técnica Bibi Martins. A treinadora comanda o Pelado Real, time de futebol feminino amador de São Paulo, e recebeu as garotas do Kellix Team Minessota no Brasil. Além do amistoso contra o Centro Olímpico, as americanas jogaram contra o Esporte Clube Pinheiros e o Pelado Real, além de visitarem o Museu do Futebol e o Parque do Ibirapuera.

O Kellix Team Minessota

A equipe americana disputa a segunda divisão do Sub-15 na cidade de Minneapolis, cidade localizada no Estado de Minessota. Para vir ao Brasil, as jogadoras planejaram financeiramente a viagem durante cinco anos. O Esporte Clube Pinheiros tem planos de visitar a equipe nos Estados Unidos em julho de 2014.

Texto e fotos:

Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!