Centro Olímpico é palco de competições paralímpicas

Circuito Loterias Caixa Paralímpico acontece entre os dias 7 e 9 de Junho

 Hoje o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) recebeu paratletas de todos os estado brasileiros para importantes competições do cenário nacional. As disputam começaram às 8h e vão até o domingo (09), com competições de esgrima em cadeira de rodas, halterofilismo e atletismo.

As quadras do COTP receberam as competições de esgrimas da II Copa Brasil, que conta com 37 paratletas de quatros estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Presente no torneio estava o campeão paralímpico de Londres 2012, Jovane Guissone. “É uma competição importante. Nossos atletas são de grande nível e a minha conquista em Londres vem fazendo com que eles se empenhem mais ainda”, resaltou Jovane, que vem obtendo excelentes resultados no ano, entre eles duas medalhas de bronze em mundiais. “Eu quero continuar treinando muito e conquistar bons resultados para garantir minha vaga nos Jogos Paralímpicos de 2016”, finalizou Jovane, que disputará duas provas individuais e uma em equipe.

Na quadra ao lado acontecia as competições de halterofilismo da 1ª fase nacional do Circuito Caixa Loterias. Na parte da manhã, as competições foram majoritariamente femininas, nas categorias entre 41 e 73 kg. Ao todo, são 118 atletas que participam da competição, oriundos de todos os estados brasileiros. A etapa de São Paulo é a que comumente recebe mais atletas. Cleideines Campos, da categoria 41 a 45 kg, é uma das atletas que estava participando do torneio. “É importante para a nossa autoestima, queremos mostrar que também somos capazes, eu espero levantar 51 kg hoje, estou confiante”, disse a paratleta.

Rodrigo Marques é o destaque da competição. Na etapa Manaus, o paratleta – que foi 6º colocado nas Olimpíadas de Londres 2012 – quebrou o recorde mundial ao levantar 187 kg. “Esse torneio é importante para os atletas melhorarem suas marcas” disse Marques que pretende levantar entre 200 e 205 kg amanhã, quando irá competir no Circuito. “Estamos batalhando e nosso foco é garantir uma vaga em 2016”, finalizou.

O Circuito acontece desde 2006 e conta com etapas em todas as cinco regiões do Brasil.

Texto:
Rafael Silva - raaugusto@prefeitura.sp.gov.br

Fotos:
Francisco Pinheiro - fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!