Bicampeãs olímpicas e mundiais, americanas promovem clínica de futebol feminino no Centro Olímpico

Julie Foudy e Brandi Chastain visitam o país entre 19 e 26 de maio

Entre os dias 19 e 26 de maio, as ex-jogadoras da seleção dos Estados Unidos, Julie Foudy e Brandi Chastain, atletas medalhistas olímpicas e campeãs mundiais, estarão no Brasil para uma série de clínicas esportivas de futebol feminino. O evento é organizado pelo Consulado Americano em parceria com o SESC.

Da esquerda para a direita: Brandi Chastain e Julie Foudy

No dia 20 de maio, as meninas promovem a clínica, em molde voltado a atletas de alto rendimento, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa. A programação envolve uma reunião com o Secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene, e as clínicas com as garotas das categorias sub-13, sub-15 e sub-17.

A SEME também disponibilizará ingressos do jogo entre Corinthians x Botafogo, no dia 25 de maio, para as americanas conhecerem o Pacaembu e, no dia 26 de maio, elas darão o pontapé inicial da partida entre Centro Olímpico x São Caetano, pelo Campeonato Paulista de Futebol Feminino.

O técnico da equipe profissional do COTP, Arthur Elias, conta um pouco mais sobre a importância desse intercâmbio entre as atletas e do próprio futebol feminino americano para os brasileiros: “O trabalho do futebol feminino americano é um exemplo para o mundo inteiro. Lá existe mais investimento. É como a NBA (liga americana de basquete), as jogadoras são separadas por nível e existe toda uma cultura voltada ao esporte. Além disso, os Estados Unidos têm a equipe mais vitoriosa”, conclui. “Esse contato é muito importante pela imagem das jogadoras - bicampeãs olímpicas e mundiais - e das quais nossas atletas são fãs, e pela contribuição que elas, agora aposentadas, dão para a modalidade, mostrando o que acontece na iniciação, na base. É uma ótima experiência, ainda mais para as meninas do COTP que já passam por um treinamento bem orientado e com uma metodologia muito semelhante à americana”, complementa Arthur.

Texto:

Vanessa Dini - vdini@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Divulgação

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!