Acupuntura ganha espaço no tratamento de atletas

Técnica é utilizada com atletas do Centro Olímpico da Prefeitura; Dia do acupunturista e do naturólogo são celebrados em 23 de Março

O uso da acupuntura fisioterápica é cada vez mais comum no meio esportivo. Os atletas das dez modalidades esportivas existentes no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), por exemplo, já dispõem dessa especialidade. Segundo a médica Shenia Magliano, profissional do Centro de Medicina Esportiva do COTP, a prática diminui e pode até abolir o uso de medicação, além de auxiliar na fisioterapia. “Fora dos esportes, a maior demanda por esse tipo de tratamento ocorre para aliviar dores musculares”, afirmou a doutora Shenia.


A acupuntura é uma forma de tratamento da medicina oriental que se divide em dois métodos, conforme os sintomas apresentados. São elas:


Acupuntura & Fisioterapia: usada para eliminar dores no corpo e problemas físicos.
Acupuntura Psicológica: usada para tratamento de desequilíbrio dos sentimentos (medo, raiva, euforia, tristeza e preocupação) da Medicina Chinesa. Muito procurada para problemas como depressão e ansiedade exagerada.


No próximo sábado (23) comemora-se o Dia do Acupunturista e Dia do Naturólogo. Duas formas diferentes de medicina, onde uma busca curar problemas físicos e mentais colocando agulhas em pontos do corpo humano e a outra estuda formas de prevenção e manutenção da saúde por métodos naturais. O Dia do Acupunturista é comemorado em apenas três lugares no Brasil: Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo. A capital paulista foi o primeiro lugar no país a oficializar a data por lei, em 1996.


A Naturologia é um método de tratamento complementar. Os naturólogos usam de remédios naturais como ervas e plantas para prevenção e tratamento de uma doença ou problema, além de procurar a origem do problema de seu paciente. O Dia do Naturólogo foi criado em São Paulo em 2005. Em 2012, a cidade de Florianópolis também sancionou uma lei oficializando a data.


Texto:
Juliana Salles – jsalles@prefeitura.sp.gov.br
Lucas Bouzon - lgpbouzon@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!