Polo Aquático: Aliky Jordão descobriu no esporte a paixão pelo Clube Escola

A ex-aluna de Polo decide fazer Educação Física para trabalhar no Clube

A selecionada para a série pratas da Casa da Semana é um pouco diferente, escolhemos a ex-aluna do Clube Escola de Polo Aquático, mas o que faz dessa ex-aluna alguém que mereça destaque? Aliky Jordão descobriu no Clube Escola que ela poderia fazer muito mais abrindo mão da carreira de atleta.

Aliky conheceu o Clube Escola de um modo casual, estava passando com a mãe em frente ao local há cinco anos e viu uma placa que convidava alunos para praticar Polo aquático. Na época fazia natação mas não tinha se encontrado no esporte. “Tem uma hora que fica chato, nada para um lado, nada para o outro. Se você não gosta, não tem como ficar”. Ao entrar nas aulas de Polo Aliky ficou encantada. “Além do esporte em si, o que eu mais me apaixonei foi pelo clima descontraído, o Clube Escola é bom porque tem esse clima né?”. Depois que saiu das aulas, por conta da idade Aliky continuou frequentando o clube só para passar o tempo com os colegas e professores. Foi nesses momentos dentro do Clube que a garota teve a ideia de trabalhar nele. “Já estava pensando no que fazer, conversei com o Coordenador do Clube e ele falou que eu poderia sim estagiar lá. Então não pensei duas vezes e entrei em uma faculdade de Educação física. Estou fazendo esse curso apenas pelo Clube Escola”. Sem nenhuma dúvida ela caiu de cabeça na decisão.

Aliky é extremamente apaixonada pelo programa Clube Escola e por todos os benefícios que ele traz. “Quando eu entrei no Clube eu era muito nova, mudou o modo de pensar e me fez crescer muito como pessoa, você aprende a trabalhar em grupo, a importância do outro, de ser uma pessoa do bem e lutar pelos objetivos”. E são essas mudanças que ela vê nos alunos que estão hoje no Clube. “As vezes entra aquela criança que é mal educada, trata todos mal, não tem educação, não pensa em um futuro. O que seria errado para gente, para elas é normal. Conforme ela vai frequentando o programa a gente vai mostrando as coisas pra ela. É super gratificante você chegar no clube e ver os outros funcionários comentando que eles são super educados. Muitos alunos participaram do Enem, fizeram o vestibulinho da ETEC. É notável a mudança, agora eles veem um futuro promissor”. Não que não gostasse do esporte, pelo contrário, Aliky adorava as aulas de Polo Aquático, mas viu que queria contribuir mais, então decidiu dar as aulas e ajudar a população. “No começo até bate aquele sonho de ser atleta, mas eu vi que o que eu queria mesmo era ajudar os outros e o Clube poderia me oferecer isso”.

No inicio Aliky trabalhava em dois Clubes, ajudava nas aulas de Natação e Polo Aquático. Atualmente a estagiaria ajuda no treinamento dos alunos de Polo no Pacaembu. Para continuar em busca do seu sonho, a garota conta com o apoio da sua mãe, que sempre a incentivou desde quando ela era uma aluna. “A minha mãe sempre foi muito próxima do Clube Escola, ela fala que é a fã numero um. A gente sempre pede a participação dos pais e quando eu era aluna ele sempre participava. Ela vê que eu estou muito feliz na decisão que eu tomei, se eu precisar de algo, eu sei que poderei pedir que ela vai me ajudar”. Depois que Aliky entrou para o time de profissionais do Clube, viu que o programa é muito maior do que ela imaginava, viu como os profissionais se esforçam para oferecer aulas de qualidade para os alunos e isso deu a certeza que ela precisava: Ela quer trabalhar efetivamente no Clube Escola. “Quando você é aluna você não percebe a imensidão do programa, agora que estou nos bastidores eu vejo tudo isso. Temos até acompanhamento psicológico, assim quando temos algum aluno difícil de lidar nós sabemos como agir”.
 

Texto:
Renata Simond - rsimond@prefeitura.sp.gov.br
Fotos:
Arquivo Pessoal

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!