Vôlei: Renan da Matta se destaca no Campeonato Estadual

 
Encontramos o selecionado para a série Pratas da Casa após uma análise nos relatórios de jogo dos professores. Em pleno Campeonato Estadual de Vôlei o nome que se destacou no relatório foi Renan da Matta. O garoto que vem de Guarulhos para treinar nas quadras do Centro Olímpico já faz isso há dois anos e não demonstra nenhum cansaço com a situação.

Renan começou a jogar vôlei aos 13 anos. O que influenciou o início da prática esportiva foram os benefícios que a prática traria à saúde. Depois de um tempo ele descobriu que poderia ter muita mais a ganhar. Foi com o esporte que ele conseguiu bolsa na escola que estuda. Após jogar contra o Centro Olímpico ele ficou conhecendo o espaço e os benefícios que despertou o interesse em entrar para o time. Renan conta que estava bem confiante quando veio participar da peneira. “Tinha bastante gente, então eu tinha que fazer o que eu sabia e esperar”. O resultado não foi uma surpresa.

Mesmo chegando tarde em casa, o garoto consegue conciliar bem os estudos com o esporte. Para manter o equilíbrio, o atleta conta com o apoio dos pais e da irmã mais nova. “Antes do jogo eles falam para eu ficar tranquilo, que eu estou jogando muito bem”. Mesmo jogando no Campeonato Estadual Renan não abre mão das horas de lazer, o atleta conta que o tempo para relaxar é importante para o desempenho. “A gente sofre muita pressão durante a semana. Os finais de semanas são o tempo que a gente tem pra relaxar”, e conta que nessas horas vagas vai à casa dos amigos e as vezes em bares. “Mas não consumo bebida alcoólica, eu vou só para me divertir e estar com os meus amigos”. Não importa quanto o vôlei consome de tempo durante a semana, Renan não se cansa. Outra coisa que faz parte dos finais de semana é a prática de tênis e tênis de mesa.

A maior dificuldade que Renan passou no esporte foi há alguns meses atrás, quando quebrou o braço e teve que ficar cerca de seis meses sem jogar vôlei. O garoto enfrentou a situação com confiança e se esforçou para se recuperar logo e poder voltar às quadras. Foi assim que Renan conseguiu o destaque, com garra e confiança. A inspiração que usa para ir cada vez mais longe são os jogadores Bartman (Polônia) e Wallace, jogador da Seleção Brasileira que foi Prata nas Olimpíadas de Londres e também fez parte do time do Centro Olímpico. Renan conta que é um pouco mais baixo que Wallace, cerca de dez centímetros, mas que isso não impede que ele consiga chegar à seleção. “Eu posso me destacar na técnica e na garra”.

Renan conta que o vôlei está nos planos futuros. “Quero ser jogador de vôlei, se eu não conseguir sucesso, espero pelo menos conseguir me manter” e assume “O vôlei está sempre no meio”. O garoto que é apaixonado por esporte indica a prática de qualquer modalidade de esporte. “Eu indico o esporte para relaxar, para sair um pouco da rotina, você faz para brincar um pouco, até para descontrair com a família”.

 

Texto e Foto: 
Renata Simond – rsimond@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no teu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!