Boxe: Leonardo de Lira é a aposta do Clube Escola Santo Amaro

O Selecionado para a série Pratas da Casa desta semana é Leonardo de Lira, aluno de Boxe do Clube Escola Santo Amaro. Apesar de estar treinando no Clube Escola há apenas um ano e meio, já teve tempo suficiente para chamar a atenção dos professores, graças às suas habilidades.

No começo da entrevista, Leonardo estava bem tímido e recatado. Pego de surpresa, não imaginava que poderia ser indicado para a série. Conforme o bate-papo rolou, "Léo" já estava mais à vontade e descontraído, revelando ser um garoto muito alegre e brincalhão. Com apenas 12 anos de idade, já demonstra os seus talentos no ringue. Mesmo não tendo participado de nenhum campeonato, Leonardo é a aposta do professor Cláudio Ayres para um atleta do futuro. “Ele é bom, um garoto muito jovem e tem um bom desempenho. Se ele continuar vai ter um bom futuro no boxe”, explica o professor que acompanha de perto todo o seu desenvolvimento.

Leonardo conheceu o Clube Escola graças ao primo. O garoto que já se identificava com o boxe começou as aulas no Clube e conta com o apoio da família para ir longe. Léo treina de terça à sexta-feira, duas horas por dia no período da manhã. Estudando à tarde, o único momento que sobra para estudar é à noite e mesmo assim consegue conciliar o esporte com a escola. Aos sábados, o boxeador ainda joga futebol, mas conta que o foco dele está mesmo no boxe.

Para melhorar o desempenho, Leonardo conta com o suporte e apoio do professor. “Ele sempre fala para eu levar a sério que eu sou bom”, conta. Por outro lado, o professor Claudio explica como tem feito para desenvolver o atleta. “A gente tem que trabalhar as habilidades dele e encaminhar corretamente. Também temos que tomar cuidado para que ele não tenha nenhuma decepção logo cedo, porque isso pode desmotivar o atleta. Muitos atletas com potencial desistem da carreira após não conseguir o resultado esperado nos primeiros campeonatos", analisa Cláudio Ayres. Mesmo com o foco no boxe, Leonardo tem planos paralelos. “Pretendo fazer faculdade, mas ainda é muito cedo para ter certeza”, avalia. Dando certo como atleta ou em outra carreira, o sonho é o mesmo: “dar uma condição de vida melhor para a minha família”, explica.


Texto: Renata Simond - rsimond@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Arquivo pessoal

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!