Solange Menzel - 27 anos de ciclismo, natação e muita corrida

Solange Menzel está na Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação há 27 anos, desde o dia 13 de julho de 1985. Foi o seu primeiro emprego: “Cheguei à SEME seis meses antes de me formar em Educação Física, pela UNISA. Comecei como estagiária e quando abriram vagas de técnico esportivo eu e outros cinco outros estagiários fomos contratados para treinar a equipe de natação do Centro Olímpico ". De lá pra cá, a rotina de Solange também incluiu outras modalidades. “Foram 23 anos na natação, 12 anos com as Corridas de Rua e, desde 2007, trabalho também com ciclismo.”

Solange participou ativamente do crescimento das Corridas de Rua em São Paulo. “Quando comecei a trabalhar nessa área tínhamos apenas dois ofícios por ano para corridas, não havia apoio. Nós formamos um departamento e a SEME expandiu por toda a cidade a possibilidade desta prática esportiva. Atualmente a Secretaria realiza 31 corridas e apoiamos cerca de 90 todos os anos.”

Solange também é conhecida por todos os funcionários da Secretaria como a pessoa que cuida da interlocução com órgãos públicos para a realização de eventos esportivos , como a CET, PM, GCM e Secretaria de Saúde.“Isso aconteceu naturalmente, na época em que cuidava das corridas de rua. Esse contato com os órgãos públicos era sempre necessário para o funcionamento dos eventos e ao invés do promotor ir a cada órgão, ele vem à Secretaria e ela faz toda essa interlocução. É algo muito dinâmico, onde sempre temos que apagar incêndios. O normal é que as coisas deem certo, mas fico por perto para resolver qualquer problema.”

Durante a Virada Esportiva 2012, Solange trabalhou nessa área, com a GCM. “O apoio dos órgãos públicos à Virada foi muito legal, só no MMA tivemos 200 sargentos para cuidar da segurança das milhares de pessoas que estavam no local.”

Histórias engraçadas do trabalho não faltam a Solange, que nos contou algumas. “Olha, são altas cenas. Já tive que pular de carro em movimento para um corredor seguir o percurso certo de uma corrida, na época que a fita da CET ficava amarrada de um lado em um orelhão e do outro no carro da SEME. O cara da ambulância que deveria ficar de olho nos corredores não prestou atenção no que acontecia. As pessoas que largavam na frente trombavam com os retardatários, era uma bagunça. Também tinham uns loucos que vinham até nós com regulamentos que premiavam deficientes visuais com carros ou Mercedes para os vencedores, distribuições de prêmios que nós nunca iríamos fornecer.”

E nossa entrevistada do dia também contou o que pretende para o futuro profissional. “Daqui a três anos completo trinta de trabalho, mas ainda preciso pagar pedágio para me aposentar. Só que não pretendo parar, quero aproveitar a experiência no serviço público para trabalhar na área de consultoria para a iniciativa privada.”

Solange também nos contou o que gosta de fazer nas suas poucas horas livres. “Cerca de 99% das minhas viagens são a trabalho e eu tento o máximo que posso associá-las ao lazer. Trabalho também com ciclismo e gosto de pedalar, ou seja, é outra coisa que está associada. Mas fora isso, tento esquecer um pouco o esporte. Gosto de ler, de filmes, teatro, não gosto muito de shows porque aglomeração também faz parte do meu trabalho com os eventos.”

Solange têm 27 anos de história na Secretaria de Esportes e é uma das responsáveis pelo crescimento de programas como as Corridas de Rua, hoje com 31 edições espalhadas por todas as subprefeituras de São Paulo e o aumento das ciclofaixas em toda a cidade. Solange também faz parte da nossa família, a Família SEME.
 


Texto:
Paulo Sergio Serra Teixeira - pauloserra@prefeitura.sp.gov.br
Vanessa Dini - vdini@prefeitura.sp.gov.br
Foto:
Paulo Gervino - pantar@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!