Luta Olímpica: Danielle Brandão promete bons frutos para 2016

A atleta selecionada para a série Pratas da Casa nesta semana é a lutadora olímpica Danielle Brandão . Aos 19 anos, Danielle já participou do campeonato Pan-Americano duas vezes e neste ano foi a campeã na Copa Brasil.

Brandão, como é conhecida, se dedica ao esporte há cinco anos, treinando de segunda a sexta no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa. A atleta conheceu o esporte através do primo, que também treinava Luta Olímpica no COTP e a convidou para as peneiras. Além dos treinos, a faculdade de Educação Física também faz parte da rotina da atleta ocupando as manhãs, mas mesmo com todo o esforço e dedicação pela luta olímpica, Danielle não deixa abalar os estudos. Com notas boas conta que muitas vezes é necessário faltar aos treinos para estudar “geralmente quando entro em semana de provas acabo faltando para estudar”

 

No decorrer da "jovem" carreira, a atleta confessa que a pior fase foi o período anterior ao início dos treinos. Aos oito anos, Danielle teve que enfrentar o divórcio dos pais. “ Sinto isso até hoje, mas isso não me impediu de chegar até aqui". Morando apenas com a mãe, Danielle tem todo o apoio que precisa “no começo ela não gostava, falava que era esporte de menino, mas hoje quando eu falto ela reclama”.

Nem sempre a carreira de atleta foi fácil para Danielle. Ela teve que parar os treinamentos por falta de investimento “A luta não é um esporte muito divulgado, chega uma época que você precisa ter dinheiro para ir aos campeonatos, agora eu tenho o beneficio da bolsa atleta e pude voltar. Eu não estava conseguindo ficar longe do esporte”. A Luta Olímpica foi responsável por muitas mudanças na vida da Brandão. Mais confiante e disciplinada, ela conta que o esporte melhorou a vida dela. “O meu 'psicológico' mudou, tento levar os ensinamentos recebidos no esporte para a minha vida fora dos treinamentos, sempre tento dar tudo de mim”

Mesmo com 5 anos de prática do esporte, Danielle conta que muitas vezes é difícil lidar com as decepções dos resultados. Mesmo todo o esforço e treinamento não são suficientes de vez em quando. “A gente treina com esperança de ser chamada para um campeonato internacional e não te chamam, isso desanima muito, fico muito chateada” . Apaixonada pelo esporte, a atleta é uma grande promessa para as Olimpíadas de 2016 que acontecerão aqui no Brasil. Um bom treinamento e o auxilio dos melhores profissionais são essenciais para o desempenho do atleta. Danielle Brandão possui toda a assistência oferecida pelo Centro Olímpico “Acho muito interessante a estrutura oferecida, não tem outro Centro Olímpico como esse no Brasil. É uma ótima oportunidade treinar aqui, eles dão todo o apoio e suporte necessário”

Texto: 
Renata Simond – rsimond@prefeitura.sp.gov.br
Foto:
Arquivo