O atleta selecionado para a série “Pratas da Casa” desta semana é o boxeador Vinicius Jorge

O morador do Parque Novo Mundo, zona norte de São Paulo, já conquistou 9 medalhas de ouro e uma de prata em apenas quatro anos de prática. Calmo, tranquilo e tímido o garoto que vai fazer 19 anos neste domingo (17) conquistou, além das medalhas, o técnico e os colegas de treino.

O garoto prodígio é o mais velho de quatro irmãos, mora com a família e agora, depois de terminar a escola, se dedica apenas ao esporte. Antes de chegar ao Centro Olímpico, Vinicius praticava boxe no bairro Tatuapé, mas depois de chamar a atenção do professor conseguiu uma vaga para treinar no Centro Olímpico. Os treinos são de segunda a sábado, sendo que de segunda-feira e quarta-feira o treino dura o dia inteiro “saio de casa as 7h da manhã e volto apenas as 18h” conta o atleta.

Vinicius conta que quando pequeno não pensava em lutar, ele jogava bola na rua com os amigos, mas não tinha tanto talento quanto ele descobriu ter para o boxe “As pessoas me falavam pra eu desistir do futebol, que eu tinha que lutar boxe, eu também era bem gordinho na época”. Quando Vinicius começou a praticar o esporte com 14 anos, ele pesava 90kg, agora depois de todo o treino puxado e o controle de peso ele pesa 69kg. Para o atleta, uma das maiores dificuldades é esse controle do peso, muitas vezes ele deixou de sair com os amigos por conta dos campeonatos e dos treinos. Outra coisa que o boxeador conta que é difícil de lhe dar é com a frustração de que as vezes o esforço não é o suficiente “Você treina, se esforça e quando chega na competição e não é do jeito que você esperava é bem difícil”

O que ajuda Vinicius ir além é o apoio da família, principalmente o do pai “quando ele vê que eu estou meio desleixado ele pega no meu pé, fala que eu tenho que me dedicar mais” ele conta que a mãe não gostava muito da ideia no início, mas depois de ver os resultados começou a apoiar. Outra pessoa que estimula o garoto a ir mais longe é o Treinador Messias “É como se fosse pai e filho”, Messias já chegou a financiar uma viagem para Cuba para fazer treinamentos e disputar algumas lutas.

A meta do Vinicius de agora é ser chamado para a seleção e conseguir representar o Brasil lá fora e no futuro, é fácil de ver nos olhos do garoto a garra e a vontade que eu ele tem de chegar lá. Já em um futuro próximo, Vinicius sonha em ir para as Olimpíadas e o Campeonato Mundial, para isso, o garoto tem como inspiração o boxeador Muhammad Ali, um americano que ganhou 56 lutas das 61 que participou sendo que 37 foram por nocaute. Para o ano que vem, Vinicius tem planos de começar uma faculdade de Educação Física, mas mesmo assim ele relata que o Boxe está em primeiro lugar “O que me levou a escolher o curso foi o esporte, se eu não praticar esporte eu não sei o que eu faço ”.

Parabéns Vinicius Jorge, a Secretaria de Esportes te deseja um ótimo aniversário e muito sucesso na sua carreira, que você continue brilhando e conquisto todos os seus sonhos.

Texto:
Renata Simond - rsimond@prefeitura.sp.gov.br
Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!