Ronaldinho – Fenômeno da SEME

Nosso entrevistado de hoje para a série "Essa é a Nossa Gente" é Ronaldo Batista Mendonça, da imprensa da SEME

Estávamos todos na sala da imprensa, pensando quem poderia ser o nosso próximo entrevistado para a série “Essa é a Nossa Gente”, quando alguém disse: “acho que deveríamos entrevistar o Ronaldinho.” E todos que estavam reunidos aplaudiram a ideia, deixando claro o quanto o sujeito é querido. Seu nome: Ronaldo Batista Mendonça ou como todos o conhecem, Ronaldinho.

Paulistano, morador do Jardim Primavera, em Interlagos, com 42 anos de vida, Ronaldinho está na Prefeitura há 24 anos. Com o primeiro grau completo e o segundo a concluir, nosso perfilado do dia trabalhou em diversos locais antes de chegar à SEME e de completar 18 anos. “Já trabalhei como auxiliar de escritório, em marcenaria, firma de advocacia, estamparia, vendi cachorro quente e fui feirante.”

Ronaldinho entrou na Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação com a maioridade. Sua tia que trabalhava por aqui, o indicou e ele foi admitido. A partir de então foram 12 anos de trabalho no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa. “Lá fazia um pouco de tudo, desde a manutenção até servir lanches para os atletas. Era um serviço mais pesado.”

Em 2001, a chefe em gestão da assessoria de imprensa, Sueli, estava precisando de funcionários para o setor e o convidou para trabalhar na área. “Pedi transferência e estou aqui até hoje. O trabalho é completamente diferente do que eu fazia no Centro Olímpico. Agora o serviço está mais tranquilo. Antes entregava convites, colava cartazes, visitava os Clubes da Prefeitura. Cheguei a entregar trezentos, quatrocentos convites de eventos da Secretaria no Correio.”

Ligado às mudanças em sua vida a partir de seu trabalho na SEME, ele diz que aprendeu "muitas coisas diferentes. Tinha feito curso de informática mas aprendi mesmo sobre o assunto na Secretaria. Meus colegas me ensinaram muito. Também aprendi a fotografar naquelas máquinas de filme, mais difíceis de mexer ". Isso o possibilitou acompanhar de perto "quando a SEME começou a se modernizar e digitalizar os aparelhos, o que me ajudou muito. Tive a chance de fotografar na primeira Virada Esportiva ", o evento que segundo ele "mudou a Secretaria”.

Sobre os colegas, Ronaldinho comenta: “Fiz grandes amizades. Desde estagiários a funcionários que estavam a muito tempo na Secretaria. Muita gente passou por aqui. Alguns ficaram uma semana, outros vários anos. Tem uma menina que eu conheci estagiária e hoje ela está casada, com um casal de gêmeos e ainda vem aqui para conversarmos. É bem legal não ter perdido contato, manter a amizade.”

Perguntado a respeito de uma história marcante, ele se lembra de algo engraçado: “Foi quando a sala de imprensa era lá embaixo e a Sueli a assessora. Ela tinha mandado o pessoal colocar umas coisas no mural e ninguém tinha feito isso. Então a Sueli chegou e perguntou onde estava. Éramos quatro pessoas, ninguém sabia e ela começando a dar a maior bronca. Ai não deu outra, parecia combinado, ou melhor, se fosse combinado não daria tão certo. Os quatro levantaram e saiu um para cada lado, sincronizado. Ela ficou falando sozinha e depois nós rimos demais da situação.”

E para o futuro, Ronaldinho pondera: “Pretendo ficar na SEME até a aposentadoria. Não tenho planos para mudar agora. Gosto muito do que faço, da parte administrativa, de tirar fotos. Cada dia aprendo várias coisas diferentes.”

Fora da SEME, nas horas livres, Ronaldinho, que é casado há 11 anos e tem uma filha, a Bia, de 8 anos, gosta de curtir a família. “Gostamos de sair, passear, viajar e gosto de assistir desenhos e DVD’s com a Bia.”

A música também faz parte da vida de nosso perfilado de hoje: “Há um tempo atrás eu tinha um grupo de samba. Nós tocávamos em barzinhos e festas. Também tinha um grupo na Secretaria. Até me convidaram para gravar, mas eu queria mesmo aproveitar sem compromisso, não me comprometer em fazer shows toda a semana, com contrato.”

Além disso, Ronaldinho gosta de jogar futebol. “Não vou falar que sou bom porque se não o pessoal vai encher. Mas dá pra brincar. Na verdade jogo mais para manter a forma, não para competir.” Ele atua como lateral esquerdo e alguns anos atrás participava de alguns campeonatos. São-paulino, não frequenta estádios, mas gosta de assistir aos jogos pela TV.

Ronaldinho é amigo de todos, de conversa fácil e sempre a postos para ajudar. É um excelente companheiro de trabalho. Sorte da Secretaria de Esportes que ele também faz parte da nossa família, a Família SEME.


Texto:
Vanessa Dini – vdini@prefeitura.sp.gov.br
Foto:
Paulo Gervino – pantar@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!