Você conhece Guaianazes? O bairro será palco da próxima corrida de rua do Circuito Popular da Cidade

A região fica no extremo leste da cidade, e durante muito tempo foi chamada de Lajeado

Texto: Paulo Gervino
pantar@prefeitura.sp.gov.br


A região do extremo leste da cidade de São Paulo, que hoje é conhecida oficialmente como Guaianazes, vem de uma ocupação indígena datada da época de pós-colonização brasileira.


Dos índios, o nome da tribo guaianás foi o que batizou o bairro. Mas, já no início do século XIX, a população indígena estava extinta e Guaianazes ficou em mãos particulares. Ao longo do tempo, o espaço virou trecho de passagem de mercadorias e de cultivo agrícola. O caminho se tornou uma vila conhecida como Lajeado.


No século XX, os moradores do bairro encontraram sustento no trabalho de extração de pedras. Em 1920, a chegada de olarias e da Estrada de Ferro Norte impulsionou a economia do local. Com o aumento do potencial econômico, o bairro passou a se tornar bem mais populoso e recebeu a forte imigração italiana e espanhola, povos que participaram ativamente do crescimento da região.


Em 1929, Lajeado foi elevado a Distrito da cidade e em 1948 o nome Guianazes se tornou oficial. A mão de obra informal e não especializada formou um bairro construído por seus próprios moradores. Guianazes também se destacou por dar morada aos migrantes nordestinos e mineiros vindos a trabalho em um período de industrialização de São Paulo na década de 40. O local também recebeu o título de bairro-dormitório, assim como outras regiões distantes do centro de SP.


Atualmente, Guianazes tem uma população estimada de 270 mil pessoas. A região ainda é considerada um dos locais mais carentes de São Paulo, mas que recebe cada vez mais o investimento do poder público e privado, principalmente com melhorias de habitação e qualidade de vida.


Na sua quarta etapa do ano, o Circuito Popular de Corridas de Rua, realizado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) chega ao bairro de Guaianazes como mais um projeto que visa ampliar o acesso a saúde, esporte e lazer.
Confira mais informações sobre a etapa Guaianazes.