Atende recebe 12 novas vans para transportar pessoas com deficiência física

Texto: Rafael Silva
raaugusto@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Francisco Pinheiro
fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br

Hoje no Parque esportivo do Trabalhador (PET), localizado na Rua Canuto de Abreu, no Bairro do Tatuapé, às 11h foi entregue a população de São Paulo, 12 novas vans que estarão a serviço do Atende, que transporta pessoas com deficiência física. Estiveram presentes na cerimônia de entrega o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o Secretario da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Antônio Grassi e o Secretario de Esportes, Lazer e Recreação, Bebetto Haddad entre outras.

Além das autoridades presentes, também compareceram usuários do serviço Atende, entre eles estava Claudio Oliveira dos Santos, 26 anos e que há oito anos utiliza o atende para se locomover, principalmente para ir a escola. Entre eles também encontramos Bruno Ramos Taconelli, 17 anos, que foi o primeiro usuário do Atende na Zona norte da cidade, em 1996, ano em que o serviço foi criado. Junto com sua Mãe, Luciana, que se diz maravilhada com o Atende e completa: “é muito bom para a população com deficiência. Quando ele começou a utilizar ainda estava no colo e nos ajudou muito”, afirma.

Na cerimônia o Prefeito simbolicamente entregou as chaves das Vans, que são totalmente equipadas e preparadas para receber pessoas com deficiência física e disse “o atende é prioridade, temos que dar condições para eles se locomoverem”. O Secretario de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Antônio Grassi, destacou a importância da parceria com a Secretaria de Esportes para oferecer esporte e lazer a essas pessoas.

Também presente na cerimônia o Secretario Municipal de Esportes, Lazer e Recreação comentou sobre a entrega das vans “ é um direito deles poderem ir e vir, e a parceria com a Atende está dando muito certo, eles transportam pessoas com deficiência para Clubes Escolas como o Pelezão, que é totalmente adaptado e acessível”. Concluiu Bebetto Haddad.

O Atende é um serviço gratuito oferecido pela Prefeitura de São Paulo e transporta pessoas com deficiência física com alto grau de severidade e dependência. Possui 384 veículos e atende 7254 pessoas mensalmente.