Cleise – Sustentabilidade ambiental na SEME

Nossa entrevistada do dia para a série “Essa é a Nossa Gente” é Cleise de Paula, do NSI

Texto: Paulo Sergio Serra Teixeira
pauloserra@prefeitura.sp.gov.br

Vanessa Dini
vdini@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Paulo Gervino
pantar@prefeitura.sp.gov.br


Cleise de Paula é paulistana, tem 49 anos e mora no bairro de Santana, zona norte de São Paulo. Formada em Educação Física pela FIG (Faculdades Integradas de Guarulhos) e com curso técnico em gestão ambiental, ela está a cerca de 15 anos na Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.

Nossa perfilada do dia entrou na Prefeitura aos 18 anos. “Fui admitida na Secretaria da Saúde, em 1981. Tinha que trabalhar para conseguir pagar a faculdade. Depois, em 1989, prestei concurso e fui efetivada. Trabalhava em Pirituba e nessa época a Magic Paula (ex-coordenadora do COTP) me ligou para me convidar para trabalhar no Centro Olímpico.”

Cleise ficou no cargo de AGPP do Centro Olímpico até a gestão de Ana Moser, quando se transferiu para o Núcleo de Suporte Interno. Além de seu trabalho como secretária no NSI, Cleise faz muito mais pela SEME. Ela lida com questões ambientais, tais como a coleta seletiva, licitações e compras sustentáveis, economia de água e energia e com a minimização do impacto ambiental em grandes eventos como a Virada Esportiva. Tudo isso através da A3P – Agência Ambiental na Administração Pública.

Ela conta: “Entrei para a comissão do A3P em 2008, quando o Kassab fez um decreto para o uso racional da água, onde todas as secretarias deveriam economizar 20% de água e 10% da energia que estavam sendo gastas. Divulgamos o projeto de diversas maneiras, participamos de seminários e feiras. Viramos referência na preservação ambiental. Nós compramos lixeiras coloridas para a coleta seletiva e recebemos pilhas e pequenos eletrônicos que não podem ser jogados no lixo comum. O caminhão vem buscá-los as quartas e sábados. O restante do projeto foi deixado de lado por um tempo, mas já no final de maio vai voltar com tudo, pois estamos planejando uma nova comissão que fará ainda mais ações, como a coleta de óleo e de lâmpadas fluorescentes com a retirada do mercúrio que elas contêm e o transporte dos agentes tóxicos. Já temos várias teorias e com essa nova comissão as ideias serão postas em prática.”

Cleise diz que “adora trabalhar na SEME . A única coisa ruim é chegar, porque eu moro longe, mas gosto muito do espaço. É um privilégio poder trabalhar no meio de tanto verde, parece um jardim, é sensacional. Quero me aposentar aqui.”

E ela relembra uma história curiosa de sua carreira: “Há um tempo, por incrível que pareça, tinham várias pessoas com nomes parecidos com o meu. Cheguei na minha mesa um dia e tinha um lanche, só que eu não tinha pedido nada. Enquanto isso, em outro andar, uma menina estava brigando muito com a padaria, reclamando da demora de seu pedido. Foram quatro horas para nós descobrirmos a confusão. Foi muito engraçado.”

Para o futuro, Cleise planeja fazer um curso de pós graduação em gestão ambiental, no Tribunal de Contas. Além disso, ela pretende dar aulas de esportes náuticos como surf e bodyboarding para a terceira idade. “É gratificante ver os idosos praticando estes esportes. A felicidade deles é contagiante.”

Cleise gosta muito de animais. Nas horas livres, eles são o seu xodó. “Tenho cinco cachorros e dois gatos e quatro deles são adotados. Adoro levá-los para passear, principalmente na praia, onde eles correm soltos.” Além disso, ela adora esportes. “É só ter uma bolinha que eu participo.”

Nossa entrevistada do dia faz muito pela Secretaria de Esportes e pelo meio ambiente. Ações de preservação como as dela devem ser sempre valorizadas, pois são importantes para toda a população. Cleise também faz parte da Família SEME.