Etapa Pinheiros do Circuito Popular reúne dois mil corredores na Ponte Estaiada

Organização da terceira etapa melhora infra-estrutura e recebe elogios

Texto: Eder Brito
esbrito@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Renata Simond
rsimond@prefeitura.sp.gov.br

 

Duas mil pessoas participaram da Etapa Pinheiros do Circuito Popular de Corridas de Rua da Cidade de São Paulo, realizada na manhã do domingo de Páscoa, 8 de abril. Terceira etapa das 31 que a Secretaria oferece em 2012, a prova teve quase todo o seu percurso de cinco quilômetros passando por sobre a Ponte Octavio Frias de Oliveira, popularmente chamada de Ponte Estaiada e considerada um dos cartões postais da capital paulista.

 

 

“O percurso foi escolhido também considerando a facilidade de fechamento desta via, mais simples aos finais de semana. Em São Paulo, quanto mais fácil de fechar a via, melhor para as provas”, explica Márcio Natividade, supervisor de esportes da Subprefeitura de Pinheiros. “É muito bom ver esta ação acontecendo, unindo gente de diferentes classes, é um evento inclusivo. Para todo mundo só importa terminar a prova”, conclui Natividade, celebrando a realização da prova em uma das Subprefeituras localizadas em uma região com índices de desenvolvimento maiores do que outros extremos da cidade. Além da Ponte Estaiada, o percurso de cinco quilômetros também utilizou parte da Marginal Pinheiros.

Participantes assíduos do Circuito, a nutricionista Milene Godoy, 33 anos e o vendedor Caio Viana, 28 anos terminaram a prova e elogiaram a evolução da organização. Depois de sugestões e reivindicações diversas dos participantes, segundo os dois corredores, a Prefeitura conseguiu atingir a organização perfeita após a avaliação das duas primeiras etapas, em Sé e Santana, respectivamente. “O guarda-volumes está melhor e maior e há mais tendas na retirada dos kits”, relatou Milene, que também gostou do novo sistema de inscrições, realizado diretamente nas subprefeituras. “É bom porque muita gente só se inscreve para ganhar a camiseta e agora é necessário ir até a Subprefeitura”, conclui Milena. A única recomendação do casal para a organização do Circuito era em relação à camiseta. “O que eu recomendo é que a entrega das camisetas seja feita apenas após a prova”, diz Milene. “É importante lembrar que com o novo sistema de vale-camiseta impermeável, é possível retirar a camiseta em qualquer momento, antes ou depois da prova, de acordo com a disponibilidade e comodidade para o corredor”, esclarece Márcio Cosimo Ronco, coordenador do Circuito Popular pela Secretaria de Esportes.

 Os dois vencedores da corrida de 5K foram Givaldo Santos Viana, no masculino e Andréa Keila Galvão, no feminino. Givaldo cravou o tempo de 15 minutos e Andrea foi a melhor colocada entre as mulheres com o tempo de 19 minutos e 47 segundos de prova. “Foi uma delícia correr aqui, com este visual da Ponte. Mas este percurso exige muito ritmo”, analisa Keila, 38 anos, funcionária da Guarda Civil Metropolitana há 15 anos que esteve no pódio em todas as corridas do Circuito em 2012.

Vale lembrar que a Etapa Pinheiros do Circuito Popular teve a largada às 7h30 por peculiaridades do trânsito na região, que exige um fechamento mais controlado que em outras regiões da cidade, devido ao grande número de veículos. Na próxima prova, na Mooca, o Circuito volta ao seu horário tradicional de largada: 8 horas da manhã.

Confira abaixo quem esteve nos pódios masculino e feminino:

Masculino
Givaldo Santos Viana – 15:00
Antônio Fernando dos Santos – 15:10
Luís Ferreira de Mesquisa – 15:31
Liosmário de Araújo – 15:40
Francisco de Azevedo – 15:57

Feminino
Andréa Keila Galvão – 19:47
Edinalva da Silva Nunes – 19:55
Lucilene dos Santos Viana – 20:05
Andrea Cavallini Ferreira – 20:28
Nilza de Almeida Santos – 20:39

Para ver fotos