Rosana – Expert em voluntariado e serviços para a Prefeitura

Nossa entrevistada do dia para a série “Essa é a Nossa Gente” é Rosana Manfredini, que se despede este mês da SEME

Texto: Paulo Sergio Serra Teixeira
pauloserra@prefeitura.sp.gov.br

Vanessa Dini
vdini@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Arquivo Pessoal


Rosana Manfredini de Borba é paulistana, tem 52 anos e trabalha na Prefeitura desde os 18. Após tantos anos de serviço, ela deixará a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. Sua aposentadoria foi divulgada no Diário Oficial do último sábado, 31 de março.

Rosana possui o ensino médio completo e superior incompleto, tendo começado o curso de Letras – Língua Italiana, na USP. Sua entrada na Prefeitura foi através de concurso público, na vaga de escriturária (cargo conhecido atualmente como assistente de gestão de políticas públicas). Nossa perfilada trabalhou durante 11 anos na Secretaria de Gestão, onde cuidava do expediente e digitava pareceres para procuradores. Depois, foram oito anos na Câmara Municipal, como assistente parlamentar do plenário, cargo que ocupou como comissionada.

No ano de 1996 Rosana voltou à Prefeitura, na Secretaria de Negócios Jurídicos. “Tinha que pensar no futuro, cargos de comissão não me davam tantas garantias.” Nesse cargo, ela foi secretária e depois diretora administrativa. E, em março de 2003, nossa entrevistada chegou à SEME, onde ficou até este ano.

Conosco, Rosana passou pela assessoria do gabinete, coordenou o apoio administrativo, atuou na área de convênios, e está há cinco anos na comissão da Virada Esportiva. “É muito gostoso trabalhar com a Virada, dá trabalho, mas vale a pena. São ações para a cidade inteira, temos que planejar o que é melhor para cada região e quais equipamentos nós podemos utilizar. Além disso, todo ano temos que pensar em novidades, eventos diferentes, coisas que chamem a atenção. Mas é muito bom ver tudo funcionando, ou até os problemas, pois nós nos reunimos para pensar como mudar o que não deu certo. É uma realização. Trabalhamos durante quase um ano inteiro para deixar tudo pronto e uma semana após a Virada fazemos as avaliações. É realmente prazeroso trabalhar em uma Secretaria como a SEME e ver tanta coisa se concretizar.”

Rosana também faz parte do Conselho Municipal do Esporte, Lazer e Recreação, e do AME - programa de voluntariado da SEME. Mesmo aposentada, ela continuará com seu trabalho voluntário e com as ações para a Virada Esportiva.“Por mais que falem que servidor público não trabalha, o que eu levo de tantos anos de Prefeitura são muitos trabalhos realizados. E o meu maior presente foi trabalhar com tanta gente boa, que sempre pensou na Prefeitura como sua própria empresa. Fiz muitos amigos na SEME, até amizades de quase 30 anos com pessoas que conheci logo que cheguei aqui.”

Rosana também é voluntária em outras duas instituições. No orfanato da Igreja São Judas e na Oficina de Santa Rita. Em ambos ela ensina trabalhos manuais.

Mesmo com a aposentadoria, os planos de nossa perfilada do dia não incluem ficar parada. “Vou parar por dois meses, só para sentir o gostinho, mas não vou parar de vez de trabalhar, só quero ter horários mais folgados. Não tenho certeza ainda, mas penso em alguma coisa na área de assessoria ou recursos humanos. A experiência na Prefeitura me dá essa oportunidade de trabalhar fora. Eu encerrei meu ciclo no serviço público, tenho que dar chance para outros. A vida é assim.”
 
Perguntada sobre algum hobby, Rosana é enfática: “Adoro viajar.” Ela também faz caminhadas em programas da SEME. Sua outra grande paixão é o voluntariado. “Sempre lido com trabalhos manuais, e as meninas do gabinete da SEME, inclusive, já me ajudaram muito. Nós fazemos mantas para bebês com quadradinhos de crochê e entregamos nos hospitais públicos. Também faço decupagem em madeira e sabonetes artesanais.”

E ela finaliza: “Saio da Prefeitura com a certeza de que dei a minha parcela de contribuição à cidade, com a sensação de missão cumprida. Espero que os que entrem agora continuem trabalhando muito pela população.”
 
Rosana Manfredini também faz parte da Família SEME e nós lhe desejamos muita sorte nessa nova empreitada de sua vida.