Secretário de Esportes visita centro educacional da LBV

Bebeto Haddad conheceu o espaço e sugeriu parcerias entre a SEME e a entidade

Texto: Eder Brito 
esbrito@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Renata Simond 
rsimond@prefeitura.sp.gov.br

 

O Instituto de Educação José de Paiva Netto, centro educacional da LBV (Legião da Boa Vontade) na cidade de São Paulo recebeu a visita do Secretário de Esportes do município, Bebeto Haddad, na tarde desta terça-feira, 06/3. O Secretário teve a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Instituto nas áreas de educação, cultura e esportes e sugeriu parcerias entre a SEME e o centro educacional.

“Nós atendemos 1.200 alunos, desde o berçário até o ensino médio” explica Denise Viotto, assessora de cultura ecumênica da LBV. “Como a evasão escolar aqui é quase zero, temos uma fila de espera de 3 mil crianças”, revela Denise. Inaugurado em 25 de janeiro de 1986, o centro educacional possui 18 salas de aula, 4 quadras poliesportivas, sala de leitura, sala de música, berçário, brinquedotecas e playground. Além do ensino regular, todos os alunos também têm acesso a aulas de inglês, espanhol, balé, música, artes, cultura ecumênica e atividades esportivas. Um espaço de saúde também trabalha com ações de prevenção e atendimento a ocorrências médicas no local. Aulas de preparação para o vestibular e ENEM completam a oferta de atividades disponíveis no Instituto.

“Fiquei impressionado com a estrutura física e principalmente com os programas desenvolvidos, com foco claro na formação de cidadãos”, explica o Secretário Bebeto Haddad. “Vamos apoiar no que for possível, para que este trabalho continue”, completou. O Secretário também viu muitas semelhanças entre os programas desenvolvidos pela LBV e pela SEME. “Os Polos de Brincar têm muito a ver com o que vi aqui, porque demonstram uma preocupação muito grande com a Ludicidade e com a recreação”, concluiu Bebeto. O Secretário também ofereceu a inscrição a alunos que queiram participar de provas do Circuito Popular de Corridas de Rua promovido pela SEME e citou o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa como uma das possibilidades de encaminhamento para talentos oriundos das oficinas esportivas da LBV.

Apesar do vínculo institucional com o Cristianismo, o Instituto faz questão de enfatizar que a seleção das crianças não passa por este critério. “Atendemos quem se inscreve e nos procura. Nunca se pergunta o credo ou religião de nenhum aluno ou família. Trabalhamos com o sentimento de religiosidade, que é o desenvolvimento do amor e da fraternidade, mas sempre dentro da pedagogia. A pedagogia do afeto e a pedagogia do cidadão ecumênico, com foco na ética, na moral e na cidadania”, explica Denise Viotto.