José Vieira – Honra e Mérito na SEME

Nosso entrevistado do dia para a série “Essa é a Nossa Gente” é José Vieira de Souza, assistente de direção do COTP

Texto: Paulo Sérgio Serra Teixeira
pauloserra@prefeitura.sp.gov.br

Paulo Gervino
pantar@prefeitura.sp.gov.br

Vanessa Dini
vdini@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Renata Simond
rsimond@prefeitura.sp.gov.br


José Vieira de Souza lerá nesta quinta feira, dia primeiro de março, no Diário Oficial, que está devidamente aposentado. Ele é o nosso perfilado do dia na série “Essa é a Nossa Gente”.
“Vou alegre para casa, mas levando muita saudade daqui”, José nos contou.

Nosso entrevistado tem 63 anos e nasceu na cidade de Catarina, no Ceará. José veio para São Paulo em 1973 para estudar e procurar um emprego que lhe proporcionasse melhores condições de vida. Antes disso, quando ainda morava no Nordeste, trabalhava na roça, em plantações de milho, feijão, algodão, e também cuidava do gado, de cabritos e ovelhas, mas a situação por lá era bem difícil por causa da forte seca que atingia a região.

Na capital Paulista, o migrante terminou o primeiro grau escolar e encontrou um emprego com carteira assinada. Foi vigilante noturno, depois passou dois anos trabalhando em metalúrgica. Então, no dia quatro de fevereiro de 1977, ele assinou com a Prefeitura de São Paulo para trabalhar como servente geral.

Com o passar do tempo, e tendo feito diversos cursos, inclusive no SENAI, por indicação de colegas da Prefeitura, José foi crescendo profissionalmente. Trabalhou como eletricista, com a parte hidráulica, marcenaria e foi oficial de obras; cuidava de toda a parte de mão de obra pesada da SEME. Pouco tempo depois, foi convidado para ser assistente na direção do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa. “Estava sempre com a mão na massa. Foram 35 anos na Prefeitura e eu nunca tirei licença, não recebi advertências ou suspensão. Sempre trabalhei muito para conquistar o que tenho hoje, sempre fui muito obediente e busquei fazer todo o serviço da melhor maneira possível.”

Sobre a aposentadoria, José conta que: “Existe muito preconceito da população em geral com os funcionários públicos, e isso é uma coisa que me chateia, porque atinge os que trabalham de verdade, que é o que eu sempre fiz. Saio daqui de cabeça erguida, satisfeito e com o sentimento de missão cumprida. Como servidor público sempre cumpri com as minhas obrigações. Não levo nada de ruim da SEME, do COTP ou de qualquer colega, pois sempre tive um bom relacionamento com todos. Eu trabalhei muito, mas fui reconhecido, e não há nada melhor do que isso. Aliás, quero deixar o meu agradecimento a todos os diretores com quem trabalhei e mantive uma relação muito forte de confiança.”

Perguntado sobre os planos para o futuro, agora que sairá da Secretaria de Esportes, José disse: “Pretendo ficar com a minha família, com meus filhos e netos. Tenho uma chácara em Jacareí, que comprei com muito esforço, junto com minha esposa, que também é funcionária pública, só que da área de Educação. Gosto de ir lá para descansar e trabalhar com a parte rural.”

José gosta de esportes, como basquete e atletismo, mas é mesmo fã de futebol. Torcedor do Palmeiras, ele nos conta que nunca aprendeu realmente a jogar, mas adora brincar com os filhos e netos.

“A vida é assim, uns saem, outros vem”, disse o nosso ilustre perfilado e colega José Vieira de Souza, e a Secretaria só tem a agradecer pelos serviços prestados e pelos anos de dedicação. Boa aposentadoria e sorte com os novos objetivos, você também faz parte da Família SEME, que sempre estará de portas abertas para lhe receber.