Angela: ação e disposição no CGPE

Nossa entrevistada do dia para a série “Essa é a Nossa Gente” é Angela Leticia Rotta Wczassek. Coordenadora de eventos da SEME e aventureira, ela tem histórias para contar.

Texto: Paulo Sérgio Serra Teixeira
pauloserra@prefeitura.sp.gov.br

Paulo Gervino
pantar@prefeitura.sp.gov.br

Vanessa Dini
vdini@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Paulo Gervino
pantar@prefeitura.sp.gov.br


Angela Leticia Rotta Wczassek nasceu em São Paulo, e cresceu no bairro da Vila Olímpia. Ela é formada em Educação Física, pela Fefisa, e desde cedo ajudava os irmãos a cuidar de uma oficina mecânica, trabalhando na parte administrativa, ou diretamente com o público.

Angela entrou na Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação em 1980, através de concurso público, e começou sua carreira na Prefeitura como escriturária. Foi efetiva até 1988, quando o diretor vigente a convidou para ser técnica de Educação Física na SEME. Alguns acharam loucura ela trocar seu cargo efetivo por um cargo onde se tornava admitida, por causa da instabilidade, mas Angela nos contou que “confiava muito mais em si mesma na área de Educação Física do que na parte administrativa, onde não via muito futuro.”
Foi nessa época que Angela descobriu os eventos da SEME, e passou a ajudar em sua criação e produção, sentindo-se “realizada ao ver o resultado final, ver o que tinha idealizado finalmente pronto”.

Então, Angela prestou novo concurso público e em 2008 foi novamente efetivada na SEME, agora na área de Educação Física. E, preparada, antes do concurso fez a reestruturação de sua carreira, para não sofrer perdas profissionais. Ela diz: “eu brinco que meus anjos da guarda pediram demissão, e quem cuida de mim é Deus, passei por tanta coisa cabeluda”.

Atualmente Angela atua com a área que mais se identificou na Secretaria, que é a parte esportiva, cuidando, junto a uma equipe que valoriza muito, da produção de todos os eventos da SEME (com excessão apenas dos Jogos da Cidade), sejam torneios, festivais, pontuais ou de longa duração. Os eventos que mais passam por sua mesa são os de futebol e futsal.

Além do trabalho na Secretaria, Angela também atua como professora de Educação Física do ensino médio na Escola Estadual Marechal Henrique Lott. Ela gosta de participar da etapa de formação, seja dos alunos ou dos estagiários da SEME. Sempre os acompanha e participa de seu desenvolvimento, não só profissional, como também pessoal. Ela conta: “quando mais jovem eu dizia não querer dar aulas, mas me encantei com os projetos e eventos da Secretaria, onde era professora sem perceber, e esse lado se fortaleceu, por isso fui para a Educação Física”.

Sobre uma história marcante de sua profissão, Angela nos contou: “um dia, quando ainda era estudante, fui fazer o evento Domingo Feliz (que levava atividades para diversos bairros da cidade) no Largo 13, e ao chegar lá me falaram que não tinha nenhum professor ou instrutor, e eu iria cuidar das crianças. Até ai tudo bem, só que o evento era na piscina, e eu não tinha nenhuma roupa de banho, tive que entrar com o collant da faculdade mesmo. Isso foi algo que me marcou”.

Angela nos contou também que poderia se aposentar em 2013, mas não é a sua intenção, ela ainda pretende crescer bastante profissionalmente. Para tal, está cursando sua pós-graduação em Gestão de Esportes, na Uninove e pretende fazer um curso de inglês.

Fora da SEME, a paulistana é super aventureira. Desde pequena, ela faz parte do movimento Bandeirante (escoteiras) e adora acampar. Quando tiver mais tempo livre ela pretende se dedicar mais ao bandeirantismo. Além disso, Angela já fez curso de vôo de planador, e tinha como objetivo adquirir horas para conseguir o Brevê de piloto de avião, mas, infelizmente não passou no exame de vista.

Como uma boa desbravadora, a nossa perfilada do dia é uma das únicas funcionárias da SEME a vir para o trabalho de moto. Ela costumava fazer trilhas. Tudo ao lado do marido, que odeia futebol, mas também praticava esportes radicais. Os dois já até fizeram vôo livre juntos. E as duas filhas do casal não negam o sangue. Ambas treinaram no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, e uma delas está prestes a sair do Brasil para praticar Rúgbi.

Angela é de importância fundamental para a realização e o bom andamento dos eventos da Secretaria de Esportes, ela também faz parte da Família SEME.