Melhor Idade

Saiba quais as políticas públicas da SEME para terceira idade

Bem-estar e saúde da terceira idade têm sido um dos principais focos da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME). Mais do que isso, a SEME procura oferecer atividades de inclusão e sociabilização, contando com diversos programas e atividades espalhados por toda cidade de São Paulo.

As modalidades oferecidas são: alongamento, pilates, caminhada, condicionamento físico, dança de salão, gatebol, ginástica, vôlei adaptado, lian gong, tai chi chuan, yoga, karate, judô, natação, hidroginástica, musculação, tênis de campo, bocha, circo, jogos de salão, artesanato, aulas de inglês, biodança, canto coral, dança sênior, violão, teatro e dança do ventre.

Outros programas que atraem bons números da melhor idade são as Corridas de Rua, que em suas 25 etapas reuniram uma média de 3.000 idosos e as Ruas de Lazer, que oferece equipamentos e brinquedos para a comunidade de acordo com a demanda, onde participam especialmente como coordenadores e organizadores.

Outra ação que chama a atenção é o Programa Vem Dançar que consiste em bailes temáticos, realizados nos salões sociais dos Clubes Sociais do Município de São Paulo, uma vez ao mês. Durante os encontros são distribuídos preservativos com informações sobre a importância de proteção contra as DSTs e, principalmente, contra a AIDS. Além disso, são fornecidos lanches e um grupo musical anima o Baile.Os espaços do Sport Clube Corinthians Paulista e Clube Atlético Juventus são alguns exemplos que receberam a iniciativa.

No último ano o Vem Dançar atingiu mais de 20 mil idosos, tendo uma média de 1.500 pessoas por edição. Neste ano o programa volta no mês de Março, dia 14, no Clube Espéria, Zona Norte, com o tema carnavalesco e a intenção é levar cada vez mais atividades de lazer e recreação para esse público, que muitas vezes se vê sem opções de divertimento.