Um sorriso que cativa

Texto: Vanessa Dini
vdini@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Paulo Dias
psdias@prefeitura.sp.gov.br

Maria José Zordenoni tem 51 anos e nasceu na cidade de Linhares, no Espírito Santo. Ela veio com seus pais para São Paulo ainda criança.

Maria começou na Prefeitura na Secretaria da Saúde, trabalhando no Hospital Jabaquara. Insatisfeita, ela foi atrás e conseguiu uma vaga na Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, onde está até hoje.

Na SEME, Maria faz parte da área de relações humanas, no Núcleo de Gestão de Pessoas, onde tem como função cuidar das férias dos funcionários e orientar sobre licenças ou afastamentos.
Ela gosta bastante de trabalhar na Secretaria de Esportes, não acha “nada chato ou cansativo”. Maria sempre chega até antes de seu horário, para tomar um café e conversar com as colegas de serviço.

Perguntada sobre alguma história inusitada em seu serviço, Maria nos contou que na época do recadastramento de servidores, em 2007, ela era responsável por receber os funcionários e checar os seus documentos. Certo dia, chegou a sua sala uma senhora, que era professora, super elegante, arrumada, muito bonita, mas ao pedir o RG para ela, Maria achou que o documento estava errado, pois a foto nada tinha a ver com a senhora, a foto era na verdade de um homem. Maria questionou então se o documento estava errado, e a senhora disse que não, que ela havia feito uma cirurgia para mudança de sexo há pouco tempo e ainda não tinha providenciado novos documentos. Maria se surpreendeu, pois ainda não havia passado por uma situação semelhante e por não ter percebido anteriormente, de tão boa que fora a transformação da senhora.

Fora da SEME, nas horas de lazer, Maria assiste TV, gosta de seriados, filmes, e de ouvir música, principalmente MPB e clássica. Ela também gosta de esportes, assiste jogos de futebol e torce para o Palmeiras.
Bem humorada, de conversa fácil, Maria está sempre disposta a ajudar os funcionários da SEME.