A experiência da fotografia na Assessoria de Imprensa

Texto: Antonio Carlos de Araujo
acaraujo@prefeitura.sp.gov

Foto: Francisco Pinheiro
fbpinheiro@prefeitura.sp.gov

Paulo de Souza Dias, mais conhecido como Paulinho da Assessoria de Imprensa pode ser considerado como um profissional que muitos jovens devem se espelhar: seja por sua doçura e delicadeza em tratar as pessoas, além do conhecimento que tem como fotógrafo profissional.

Com 73 anos e mais de 50 dedicados à sua grande paixão, a fotografia, Paulinho já fotografou e viu de tudo durante a sua vida profissional. Na década de sessenta ele foi deslocado para cobrir a greve dos “motoristas de praça”, na Rua Taguá no centro da cidade. Durante a manifestação aconteceu um confronto dos grevistas com a polícia e acabou sobrando para os fotógrafos que cobriam a greve e que tiveram seus equipamentos quebrados.

Fotos marcantes e memoráveis fazem parte do seu acervo: os incêndios dos prédios Joelma e Andraus, em São Paulo; a primeira implosão na capital paulista: o prédio Mendes Caldeira, foi implodido e deu lugar a estação de metrô Sé e cobriu também o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, quando ele era o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.

O começo de toda a sua história foi em 1954, fotografando programas sertanejos na Rádio Bandeirantes, na Rua Paula Souza. Trabalhou também nos jornais impressos: A Hora Esporte, Última Hora, Nação e Esporte, São Paulo, Notícias Populares, Globo, Diários Associados e Tribuna Umbandista. A revista Fiesta (revista masculina famosa nos anos 70) e Melodia (musical). As TVs Paulista, Globo, Cultura e Bandeirantes também fizeram parte do seu currículo profissional.

Políticos como Ademar de Barros e Jânio da Silva Quadros foram algumas das figuras políticas que ele fotografou. Paulinho destaca que cobriu a campanha e eleição de Jânio Quadros, a presidência da república, em 1960.

Assis Chateaubriand um dos homens mais importantes da comunicação e que trouxe a televisão para o Brasil, teve a companhia de Paulinho, no Diário Associados, nos anos de 1970 até 1980.

Nat King Cole, Raquel Welch, Cláudia Cardinale, Mazzaropi , Emerson Fittipaldi, Pelé, Garrincha, Carlos Alberto Torres, Maria Esther Bueno, a turma da Jovem Guarda (Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa, Martinha entre outros), Nalva Aguiar são apenas algumas das personalidades que Paulo de Souza Dias fotografou.