Competições universitárias encerradas com sucesso

Finais dos campeonatos da FUPE agitaram o fim de semana

Na imagem, arte informando sobre o encerramento das competições universitárias da FUPE

Em mais uma temporada de sucesso, o Campeonato Paulista Universitário, realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer contou com a participação de 90 universidades, divididas entre 23 modalidades, das mais populares às menos visadas, entre CPU e CPUE (campeonato focado nos e-sports). Divididos em diferentes séries, os jogos aconteceram em diversos pontos da cidade, inclusive, utilizando alguns de nossos Centros Esportivos como sede para as partidas das modalidades.

Momentos marcantes e emocionantes fizeram da competição um sucesso e foram registrados em canais como as redes sociais da Secretaria de Esporte, perfil oficial da FUPE e o Mascote Universitário, que já são conhecidos por realizarem as coberturas midiáticas para esse tipo de evento. Além disso, é importante destacar que o esporte universitário é, atualmente, um dos principais responsáveis pela revelação de atletas de alto rendimento para grandes clubes, tornando competições como essa uma grande vitrine, que fornece visibilidade e oportunidades aos participantes.

Na contramão da grande maioria dos eventos do calendário universitário, as competições da FUPE possuem a inscrição inteiramente gratuita, justamente para garantir a participação de instituições menores e mais afastadas, que por conta de seu quórum, consequentemente, possuem menos verba que as grandes faculdades. O apoio da SEME em competições dessa magnitude, portanto, possui um caráter de divulgação da modalidade e expansão dos esportes para o máximo de interessados possíveis.

Considerando a popularidade cada vez maior dos esportes eletrônicos, conhecidos como E-Sports, essa edição do CPUE incluiu uma diversidade de jogos jamais vista, com EA FC (antigo FIFA), Valorant, Counter Strike, League of Legends e Clash Royale, que contou com um número de inscritos acima do esperado. O cuidado e atenção com a edição deste ano também refletiu na quantidade de convidados especiais envolvidos nesse meio, que puderam narrar e comentar as partidas nas transmissões realizadas.

As finais, realizadas nos finais de semana dos dias 23 e 24 e também dos dias 27 e 28, contaram com um grande público, tanto presencialmente quanto nas plataformas online, encerrando mais uma competição de sucesso, com a vontade e ambição de expandir e aperfeiçoar a iniciativa para os próximos anos.


Texto
: Matheus Migliaccio | mmigliaccio@prefeitura.sp.gov.br
Arte: Laura Alves | lauraferreira@prefeitura.sp.gov.br