SEME reforça a importância das atividades físicas e de lazer para o público 60+

Os destaques são o JOMI e o Vem Dançar

Na imagem, dois idosos caminhando, ambos de óculos e cabelos grisalhos. Fundo azul, realce laranja do titulo e dos idosos.

Oferecer atividade física e programas de lazer para o público da terceira idade tem sido uma das prioridades da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME). A população da cidade de São Paulo tem hoje mais de 2 milhões de idosos. Os dados são da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo, com base em informações do IBGE, e mostram que nos últimos dez anos a capital envelhece em ritmo mais intenso.

A Organização das Nações Unidas (ONU), em sua política pública voltada à pessoa idosa, reforça a necessidade da pratica esportiva para uma vida saudável. A atividade física, além de prevenir doenças e fortalecer a massa muscular, é importante para a saúde mental. A prática da atividade física em grupo também amplia os vínculos sociais.

Além das atividades físicas e de lazer em seus Centros Esportivos, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer oferece dois programas que tem sido sucesso entre o público 60+.

VEM DANÇAR

O Programa Vem Dançar, oferecido pela SEME, tem como objetivo principal propiciar aos idosos dos Centros Esportivos encontros sociais e de lazer integrando todos através do dançar, evidenciando a promoção da saúde e o bem-estar, resgatando o convívio social e a autoestima. Os eventos consistem em bailes temáticos realizados periodicamente em salões tradicionais da cidade de São Paulo, como os espaços do Clube Esperia, Corinthians, Juventos, entre outros. Diversos temas já foram destaques nos bailes, como Dia das Mães, Carnaval, Primavera, Cor de Rosa, Telenovela e Folclore. Os participantes sempre utilizam adereços e fantasias relacionados com o tema para que a festa seja ainda maior.

JOMI

Há uma década, os Jogos Municipais da Pessoa Idosa (JOMI) oferece atividades voltadas para a terceira idade, como: atletismo, bocha, coreografia, dança de salão, buraco, dama, dominó, malha, natação, tênis de campo, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez, que geralmente são divididos em etapas espalhadas pela cidade. Os festivais pré-Jomi foram a novidade de 2024. Tudo isso, com intuito de promover a ampliação da qualidade de vida e do envelhecimento saudável.

CENTROS ESPORTIVOS

Alguns dos nossos Centros Esportivos proporcionam oficinas regulares voltadas para terceira idade. Os analistas da SEME também são orientados a adaptarem suas aulas para todos os públicos. Confira a programação clicando aqui. 


Texto
: Laura Azevedo | laurafigueiredo@prefeitura.sp.gov.br
Arte: Gabrielly Santos | gabriellysantos@prefeitura.sp.gov.br