SEME inclusiva

Os Centros Esportivos oferecem aulas gratuitas para pessoas com deficiência

Na imagem, munícipes com down participando da aula de futsal.

A data de 21/09 é marcada pelo Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Em São Paulo, tem em média cerca de 3,4 milhões de munícipes com alguma deficiência e a capital paulistana é considerada a mais acessível do país.

Para se tornar uma cidade acessível, é necessário projetos pensando nessa parcela da população e atenta a essa necessidade, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer promove atividades gratuitas e voltadas aos PCDs nos seus Centros Esportivos.

O Centro Esportivo Mané Garrincha-Ibirapuera, localizado na zona sul de SP, é um CE recheado de atividades inclusivas, com aulas de segunda a sábado para pessoas com diversas deficiências como visual, cadeirantes, down, entre outros, e professores especializados.

A professora Cristina Heitzmann, que aplica as atividades para portadores de Down há 23 anos, comenta a importância das aulas: “Essa aula muda toda a vida deles, começando pela parte motora que facilita todo o dia a dia, como também atividades de cooperação e responsabilidade. O desenvolvimento da segunda prática ajudou muitas pessoas com algum grau de deficiência a ingressarem no mercado de trabalho ou até cresceram como atletas e passarem a receber bolsas que auxiliam, em muitos casos, 100% na renda das famílias”.

Trabalhar a inclusão deles em todos os ambientes é de extrema importância, mas oferecer atividades exclusivas também é necessário, já que em ambientes fechados os alunos conseguem compartilhar sua luta e de alguma forma buscar acolhimento e encorajamento entre eles. Para os pais de PCDs, recomendamos que procurassem esses pontos de atividades sem medo, já que os professores estão preparados para recebê-los com todo cuidado e atenção como confirma Cristina.


Na imagem, munícipes com deficiência visual participando da aula de ginástica.

As aulas de ginástica para deficientes visuais no Mané Garrincha são comandas pela professora, Tânia, que prepara uma aula levando em consideração as limitações dos seus alunos. Assim que eles entram na sala, ela narra quem está no espaço e o que tem em volta, para que dessa forma os alunos se sintam ambientados e seguros.

Rosangela Rios, mãe do aluno, Renato, inscrito nas aulas comenta: “Aqui eles encontram a turma deles, essa parte de recreação é muito bacana e ainda tem a parte de que nós pais podemos nos reunir, conversar, até porque precisamos também né? Os pais também enfrentam essa luta, queremos o espaço para compartilhar essas experiências.” reforçando a idéia do quanto cada vez mais à visibilidade para essas causas precisa ser ampliada.

“Essas aulas mudaram a vida do meu filho, graças a isso, ele conseguiu se tornar um atleta que participa de competições, e por meio das atividades ele já até foi para fora do país, e se tornou bi campeão mundial de futsal down. Eu tenho muito orgulho dele e do que pode conquistar", fala o senhor Constantino Santos, pai do campeão Mateus Santos, em meio às lágrimas de emoção.

A SEME trabalha diariamente por meio de suas ações gratuitas para mudar a vida de tantos munícipes. Para aqueles que ficaram interessados em participar das aulas, acesse nosso site e encontre a programação completa dos Centros Esportivos.


Texto e Fotos:
Giovanna Leite | giovannaleite@prefeitura.sp.gov.br